O velódromo Olímpico do Rio de Janeiro recebe o Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista, de 20 a 24 de março. A expectativa é que o evento receba 260 atletas de 40 países, totalizando 500 participantes entre atletas, dirigentes e equipe técnica, além de um público estimado em mais de 2500 pessoas.
Esta será a segunda vez que o Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista acontece no Brasil. A primeira edição ocorreu em 2018, também no Rio de Janeiro, comtou com 192 atletas de 28 países e passou a ser usada como referência pela União Ciclística Internacional (UCI).
“É uma grande responsabilidade realizar pela segunda vez o Campeonato Mundial no Brasil em um momento tão importante. Estamos muito otimistas e comprometidos em oferecer uma experiência inesquecível para todos os participantes e espectadores”, disse Edilson Rocha, coordenador do ciclismo paralímpico na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC, destacou a confiança depositada pela Federação Internacional no trabalho da atual gestão da CBC. “Receber eventos de grande relevância no cenário mundial, como o Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista, demonstra o reconhecimento do nosso compromisso com o esporte e a credibilidade na nossa capacidade organizacional. Essa confiança da UCI em nosso trabalho nos enche de orgulho e responsabilidade. Estamos preparados para mais uma vez fazer deste evento um marco na história da modalidade.”.
O Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista 2024 é organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sob a supervisão da União Ciclística Internacional (UCI).
*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)