Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista começa na próxima quarta-feira no Rio

Ciclistas competem no Velódromo do Rio de Janeiro no Mundial de pista de 2018 | Foto: Marco Antonio Teixeira/CPB

O Velódromo do Rio de Janeiro será palco da mais importante competição de ciclismo paralímpico do mundo, a partir da próxima quarta-feira, 20, até o domingo, 24. Reunindo 287 atletas oriundos de 39 países, o Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de pista 2024 tem número recorde de participantes. O torneio é também a última oportunidade de classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Esta é a segunda vez que o Brasil recebe a disputa. O país também sediou o Mundial em 2018.

O Brasil terá 25 atletas distribuídos entre as classes participantes, que se dividem em dois tipos: C1 a C5, para atletas amputados e com comprometimentos físico-motores, e Tandem, que reúne competidores com deficiência visual.

O evento conta ainda com a participação de 183 oficiais de equipes, 90 voluntários e 57 oficiais da União Ciclística Internacional (UCI) e do Comitê Organizador.

O torneio fará com que o Velódromo do Rio, sede da Rio 2016 e do Mundial de 2018, volte a receber as principais estrelas do ciclismo paralímpico mundial. Ele conta com uma pista de 250 metros feita de pinheiros siberianos, inclinada a 12 graus no ponto mais raso e a 42 no mais íngreme.

Na edição de 2018, a pista ficou marcada por várias quebras de recordes mundiais e entrou para a lista dos velódromos mais rápidos do mundo.

Esta será a 14ª edição do evento no atual formato, que começou a ser disputado bianualmente sob a regência da UCI em 2007 e tornou-se anual em 2014. De 1994 a 2006, houve uma edição a cada quatro anos e, até 2007, também estavam incluídas as disputas de estrada no mesmo programa de competição.

Grã Bretanha, Holanda, Austrália e China são potências da modalidade no cenário internacional. O Brasil vem conquistando seu espaço e tem dois títulos mundiais, com Soelito Gohr (2014, em Águas Calientes, México) e Lauro Chaman (2018, no Rio de Janeiro). Lauro também conquistou duas medalhas, uma de prata e uma de bronze, nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016.

O Campeonato Mundial de ciclismo paralímpico de Pista 2024 é organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sob a supervisão da União Ciclística Internacional (UCI).

*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery