A abertura do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa tiro esportivo, nesta sexta-feira, 6, reservou tensão e emoção até os últimos minutos das disputas realizadas no Centro Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro. Após uma competição acirrada, o curitibano Igor Silva, 43, estreante na competição nacional, foi campeão na prova P1 – pistola de ar 10m SH1 em seu último tiro, quando ultrapassou o carioca Ricardo Lima e assumiu a primeira posição.
A competição de tiro esportivo acontece simultaneamente às edições do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa em três modalidades: atletismo, halterofilismo e natação, todas realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de sexta-feira, 6, a domingo, 8. As disputas levam à capital paulista nove campeões dos Jogos Paralímpicos de Paris que conquistaram 14 das 25 medalhas de ouro do Brasil na França, quando o país obteve a histórica quinta colocação do quadro geral de medalhas. Considerando as quatro modalidades, as competições realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) reúnem 1.197 atletas no total.
Igor Silva é guarda municipal há 18 anos, na cidade de Curitiba (PR), tendo passado quatro anos na Força Aérea Brasileira. Em dezembro de 2014, foi submetido a uma amputação da perna esquerda após um acidente de moto, e foi no esporte que encontrou um meio de transformação de sua vida.
“Consegui manter a concentração até o final. Não tem como explicar a emoção, foi algo ímpar, eu não estou acreditando, acho que a ficha ainda não caiu. Campeão brasileiro, não tem como acreditar, é uma ascensão muito rápida, uma emoção muito grande”, disse o atleta, que teve suas primeiras vivências no esporte paralímpico em março deste ano, no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Curitiba, e no Camping Militar Paralímpico, em Lagoa Santa (MG), em abril, ambos realizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Com menos de um ano na modalidade, Igor ressaltou que a vitória no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa é apenas o começo. “Quero continuar na batalha, treinar forte para melhorar o meu nível, participar das competições do CPB, conquistar novos campeonatos e, quem sabe, estar logo no esporte de alto rendimento, na Seleção Brasileira?”, indagou.
Halterofilismo
A sexta-feira também contou com provas do Campeonato Brasileiro sub-20 de halterofilismo.
A competição teve entre seus destaques o jovem Gabriel Serafim, 20, na categoria até 49kg. O halterofilista do Praia/CDDU/Futel, de 26kg, garantiu o ouro ao erguer 126kg, 4,8 vezes seu peso corporal.
Na disputa feminina, a atleta Natália Costa, 19, do mesmo clube, venceu a categoria até 50kg e fez sua melhor marca pessoal, de 80kg. As disputas adultas começam neste sábado e vão até domingo.
Os Campeonatos Brasileiros serão as últimas competições promovidas pelo CPB em 2024. Ainda neste ano, o Comitê apresentará o Prêmio Paralímpicos, no qual destacará os principais nomes do paradesporto em 2024. O evento acontecerá no dia 12 de dezembro, a partir das 20h, no Tokyo Marine Hall, em São Paulo.
O fim de semana também contará com o Festival Paralímpico, evento que estará em sua segunda edição de 2024 e apresentará, mais uma vez, o esporte paralímpico para crianças com e sem deficiência de forma lúdica em 121 núcleos espalhados por todas as Unidades Federativas do Brasil. Em setembro, o evento contou com a inscrição de 25.661 crianças e jovens – número recorde até então.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.
Serviço
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa
Datas: 6 a 8 de dezembro, a partir das 8h
Atletismo, halterofilismo e natação
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani – São Paulo/SP – CEP 04.329-000
Tiro esportivo
Local: Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro
Patrocínio
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo, tiro esportivo e natação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)