Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeonato Brasileiro de tiro esportivo paralímpico no RJ é último teste antes do Mundial

Jéssica Michalack, Alexandre Galgani e Bruno Kiefer posam com suas medalhas em pódio da Copa Brasil; trio estará no Brasileiro e no Mundial | Foto: Dhavid Normando/CPB

O Campeonato Brasileiro de tiro esportivo paralímpico acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, no Centro Militar de Deodoro, zona oeste do Rio de Janeiro, com provas de pistola, carabina e tiro ao prato (trap). Esta será a última competição antes do Mundial da modalidade, que ocorrerá em Lima, Peru, entre os dias 19 e 29 de setembro.

Os oito atletas brasileiros convocados para o torneio na capital peruana estarão no Brasileiro: os paulistas Alexandre Galgani e André Colin, os paranaenses Carlos Garletti, Débora Campos e Sérgio Vida, o gaúcho Geraldo Rosenthal, o capixaba Bruno Kiefer e a catarinense Jéssica Michalack. Além deles, mais 53 atiradores se inscreveram para as provas na capital fluminense, totalizando 61 participantes.

Antes de disputar o Brasileiro, a Seleção de tiro esportivo paralímpico que estará no Peru se destacou na Copa Brasil da modalidade, também realizada no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de julho. Alexandre Galgani, por exemplo, quebrou o recorde brasileiro da prova R9 Carabina .22 – 50m – Posição Deitado Misto SH2 ao fazer 624,8 pontos. A melhor marca anterior era de 621,9 e pertencia ao próprio atleta, que a registrou na 2ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de 2023, no último mês de maio, também na capital fluminense. Ao todo, os oito convocados saíram da Copa Brasil com 16 medalhas.

Um dos participantes do Mundial, o capixaba Bruno Kiefer afirmou que tem trabalhado a ansiedade nestes dias que antecedem a competição. Em relação ao Brasileiro, o atleta comentou que está confiante. “Eu confesso que não gosto de criar expectativas, porque isso me deixa ansioso. Tento me concentrar para colocar em prática tudo o que faço diariamente nos treinos. Sei que se conseguir focar nisso, tenho chances de alcançar bons resultados. No mais, o Nacional será um bom teste para o Mundial”, analisou.

James Walter, coordenador de tiro esportivo do CPB, disse que os atletas também já estão em preparação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecerão em novembro deste ano. “Todos estão treinando e se dedicando muito, com trabalho multidisciplinar, físico, psicológico, em todas as áreas possíveis. Foi muito importante também termos contratado o técnico Uwe Knapp. Ele está conosco há pouco tempo, mas já percebemos uma evolução na modalidade em nosso país. Estamos com uma equipe experiente, com muitas participações em competições internacionais”, concluiu.

Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a competição podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF e o veículo pelo qual irá cobrir o evento. Nos dias da competição, deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço
Campeonato Brasileiro de tiro esportivo 2023
Local:
Centro Militar de Tiro Esportivo de Deodoro
Endereço: Av. Brasil, 27195 – Vila Militar, Zona Oeste, Rio de Janeiro.
Dias e horários: 1º, 2 e 3 de setembro – a partir das 8h

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tiro esportivo.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery