Ao todo, 76 atletas estão inscritos na principal competição nacional da modalidade. Segundo o coordenador de taekwondo paralímpico na Confederação Brasileira de Taekwondo, Rodrigo Ferla, o número de inscritos mostra a força da modalidade no Brasil e é de suma importância para que os lutadores brasileiros sigam forte no cenário internacional.
Vale lembrar que o país conquistou três medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020: Nathan Torquato (ouro na categoria até 61 kg), Débora Menezes (prata na categoria acima dos 58 kg) e Silvana Fernandes (bronze na categoria até 58 kg). Esses pódios colocaram o Brasil na primeira colocação da modalidade no megaevento. Nenhum deles, no entanto, estará no Brasileiro.
“A expectativa é alta. Tivemos 76 inscritos, sendo que 20 são novos atletas. O Brasil é uma das grandes potências no taekwondo paralímpico mundial e termos um Campeonato Brasileiro com tantos inscritos dá uma grande projeção para o futuro. É importante para o país que não tenhamos apenas atletas no topo neste momento, mas que possamos trabalhar estes novos atletas também”, disse.
O Campeonato Brasileiro terá competições no domingo com kyorugui (lutas) e poomsae (formas). No sábado, os atletas passam pela pesagem e pela classificação. A programação completa pode ser vista neste link.
*Com informações da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd)
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Nathan Torquato e Débora Menezes são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)