O Campeonato Brasileiro de ciclismo paralímpico de pista será disputado no velódromo municipal de Indaiatuba, em São Paulo, a partir desta quinta-feira, 18, até domingo, 21.
A competição reunirá atletas das classes Tandem (deficiência visual) e C1 a C5 (que usam bicicletas convencionais), em disputas masculinas e feminina, com atletas em busca do título nacional e de uma vaga na Seleção Brasileira.
Além de marcar o início do calendário esportivo nacional, o Brasileiro desempenha um papel crucial como seletiva para o Campeonato Mundial de Pista, programado para março deste ano no Rio de Janeiro. Também há a expectativa de participação dos principais nomes do ciclismo paralímpico nacional durante os quatro dias de provas.
Segundo Edilson Rocha, coordenador do ciclismo paralímpico na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), a competição assume um papel importante no desenvolvimento da modalidade: “O crescimento do ciclismo paralímpico de pista tem sido notável, e eventos como este são fundamentais para revelar novos talentos e fortalecer a modalidade. O Brasileiro é uma vitrine para os atletas que almejam representar o país no cenário mundial. A comissão técnica estará presente avaliando os competidores e será uma oportunidade única para mostrar suas habilidades e buscar uma vaga na Seleção Brasileira que estará no mundial”, afirmou.
*Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)