O Campeonato Brasileiro de Canoagem paralímpica vai acontecer neste final de semana em Cascavel (PR), entre os dias 4 e 5 de dezembro, e contará com a presença dos medalhistas paralímpicos nos Jogos de Tóquio, Fernando Rufino e Giovane Vieira, entre os participantes. A competição, que ocorrerá nas raias do Lago Municipal Paulo Gorski, também terá disputas da modalidade convencional e com participação de Isaquias Queiroz, também medalhista no Japão.
O sul-matogrossensse Fernando Rufino, 36 anos, foi medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos ao vencer a disputa dos 200m na canoa pela classe VL2 (atletas que usam tronco e braços na remada), enquanto o paranaense Giovane Vieira, 23 anos, foi prata na prova dos 200m também na canoa pela classe VL3 (atletas que usam braços, tronco e pernas na remada).
A competição marca o retorno do calendário esportivo da modalidade por ser a primeira competição oficial após Tóquio e vai reunir atletas paralímpicos experientes e canoístas da base.
O evento contará com a presença de cerca de 70 atletas paralímpicos entre os quase 380 atletas de 12 estados no total das competições. A paranaense Mari Santilli e a potiguar Adriana Azevedo, que representaram o Brasil nos Jogos de Tóquio, também estarão entre os canoístas paralímpicos em Cascavel.
O evento conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Cascavel e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)