O Campeonato Brasileiro de barcos curtos do remo paralímpico acontece entre sábado, 12, e domingo, 13, na raia da USP, em São Paulo. Está será a primeira etapa do campeonato, que foi divido em duas partes, barcos curtos e barcos longos, que será realizado no segundo semestre. Nesta primeira data, cerca de 20 participantes paralímpicos irão disputar as provas de skiff e 2×100.
Entre os competidores, estarão os participantes de edições de Jogos Paralímpicos, como o medalhista de bronze da modalidade em Tóquio 2020, o baiano Renê Pereira, da classe PR1 (possuem uso funcional dos braços e tronco), o paulista Jairo Klug e os pernambucanos Erik Lima e Gabriel Mendes da classe PR3 (função residual nas pernas) que disputaram os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Renê e Jairo competem após terem conquistado o ouro no campeonato Sul-americano da modalidade realizado em Assunção, no Paraguai. O baiano conquistou a medalha de ouro após fazer o tempo de 9min45s05. Já o paulista conquistou o ouro junto com a carioca Diana Barcelos com o tempo de 7min34s08, deixando os argentinos Alberto Luís e Nahir Sol com a prata, e os equatorianos Ronald Garcia e Maria Virgina, com o bronze.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)