Aniversariante do dia, o campeão paralímpico em Londres 2012, Jovane Guissone (Asasepode), estreou nesta sexta-feira, 11, na I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas e faturou a medalha de ouro na sua principal arma: a espada B. A competição é disputada no Country Clube, em Valinhos (SP), e segue até domingo, 13.
“Hoje eu me dei o presente de aniversário e a organização da Copa Brasil também. As copas costumam iniciar com florete e hoje foi com espada, adorei”, brincou o atleta que na poule, fase eliminatória, disputou na chave A e teve um bom desempenho. Foram quatro vitórias em cinco combates. Com 80% de aproveitamento, Jovane que completou 33 anos foi direto para as oitavas de final e não decepcionou: venceu o colega de clube, Mauricio Stempniak por 15 a 2 e passou pelo Rodrigo Massarutt (ADFP) por 15 a 5 para garantir a vaga na final.
Na decisão, o confronto foi contra Edgar Rassan (ADFP). Jovane chegou a estar atrás do placar quando o rival abriu 3 x 1. O gaúcho manteve a tranquilidade e conseguiu a vitória por 15 x 7. “Sem desmerecer os meus colegas, mas aqui serve como um treino de luxo. E eu aproveito ao máximo cada momento para chegar nos torneios internacionais e fazer bonito. Apesar de estar praticamente classificado para os Jogos Paralímpicos do Rio 2016, é importante que eu pontue nas provas internacionais para ter uma poule mais tranquila”, disse o esgrimista.
Com um calendário cheio de compromissos, Jovane disputará a etapa de Copa do Mundo em Laval, Canadá, de 27 de abril a primeiro de maio e também competirá no Regional das Américas, de 26 a 29 de maio, em São Paulo. Ele também viajará para a França e passará duas semanas em intercâmbio. “Esse é o preço para conquistar novamente uma medalha de ouro paralímpica. Estou treinando muito forte para alcançar o objetivo de sentir de novo o gostinho da vitória e dessa vez em casa”, ressaltou.
A I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas é patrocinada pela Caixa Loterias.
Resultados do primeiro dia de competição da I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas
Florete Masculino A
Final – Sandro Colaço (ADFP) 8 x 15 Alex Souza (ECP)
Espada Feminina A
Final – Monica Santos (Asasepode) 15 x 7 Karina Maia (ADFP)
Florete Masculino C
Final – Marcos Melo 4 (ACE) x 15 Lucas Freitas (Asasepode)
Espada Masculina B
Final – Jovane Guissone (Asasepode) 15 x 7 Edgar Rassan (ADFP)
Sabre Masculino A
Final – Alex Souza (ECP) 15 x 14 Dérik Burbella (ADFP)
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro em Valinhos
Rafael Moura (rafael.moura@cpb.org.br / 61 81619271)