Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeão mundial Samuka encerra Brasileiro de natação sub-20 com título em sua prova favorita

Samuka durante prova do Brasileiro de natação Sub-20 | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O nadador paulista Samuel Oliveira, 19, o “Samuka”, encerrou o Campeonato Brasileiro de natação sub-20 no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste sábado, 26, com o título dos 50m borboleta da classe S5 (comprometimento físico-motor). A prova é a especialidade do atleta, que conquistou nela a medalha de ouro no Mundial de Manchester, na Inglaterra, em 2023.

A disputa, iniciada nesta sexta-feira, 26, foi organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o objetivo de identificar e desenvolver novos talentos da modalidade. O evento recebeu 170 nadadores de clubes de nove estados e do Distrito Federal (AM, CE, GO, MG, PR, RJ, SC, SP e SE). A competição também consagrou o clube Esporte+, do Rio Grande do Sul, como campeão (386 pontos), seguido pelo Naurú-SP (352 pontos) e pelo Vasco-RJ (326 pontos).

Os competidores foram divididos em três grupos. A categoria A contou com 55 atletas, de 19 ou 20 anos; a B recebeu 68 nadadores de 16 a 18 anos e a C foi disputada por 47, de 14 e 15 anos.

Samuka completou sua prova favorita em 34s14, tempo que seria o sexto melhor do ano no ranking mundial. O nadador já concluiu o percurso em menos tempo neste ano, 32s04, em Limoges, na França, durante etapa do World Series disputado em junho como parte da preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris.

O paulista também disputou os 50m borboleta na França e ficou na quarta colocação, com 32s33. Essa foi a estreia de Samuka nos Jogos, dos quais ele já trouxe de Paris uma medalha de bronze no revezamento 4x50m livre 20 pontos.

Samuka é atleta do Praia Clube, de Uberlândia (MG). Aos nove anos, ele foi submetido à amputação dos dois braços, na altura do ombro, após levar uma descarga elétrica ao tentar tirar uma pipa de uma árvore com uma barra de ferro.

Outro atleta que esteve em Paris e disputou o Brasileiro sub-20 foi o mineiro João Pedro Brutos, 20, também do Praia Clube. O nadador, bronze em duas provas de revezamento no Mundial de Manchester (4x100m livre e 4x100m medley), completou os 100m peito para a classe S14 (deficiência intelectual) em 1min08s24 e fez o que seria o 10º tempo do ano na prova. O próprio João ocupa a quarta colocação no ranking mundial, com 1min04s70.

A próxima competição nacional da natação será o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa da modalidade, com disputas de 5 a 8 de dezembro novamente no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Samuel Oliveira e João Pedro Brutos são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery