Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeão mundial, Igor Tofalini é ouro na Copa Brasil de canoagem paralímpica no MS

O atleta da canoagem paralímpica Igor Tofalini no pódio, após vencer a Copa Brasil da modalidade | Foto: Divulgação
O canoísta paranaense Igor Tofalini, campeão mundial nos 200m VL2 (atletas que usam tronco e braços na remada), conquistou o ouro na mesma prova na Copa Brasil de canoagem paralímpica, disputada no último final de semana, dias 18 e 19 de março, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS).

Igor finalizou a distância em 49s090. A prata ficou com o sul-mato-grossense Fernando Rufino, campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio e vice-campeão mundial em Halifax, Canadá, no ano passado. Na Copa Brasil, Fernando terminou a prova em 50s080. Em menos de um ano, os dois canoístas fizeram três dobradinhas: Mundial, Pan-Americano de canoagem paralímpica e, agora, Copa Brasil. Em todas essas competições, o paranaense levou vantagem.

“Todo dia é uma disputa pra gente. Treinamos [ele e Fernando] juntos em Ilha Comprida (SP). Então, sempre estamos dando o máximo. Eu me sinto privilegiado por treinar ao lado de grandes atletas, como o Fernando. Essa boa disputa faz com que eu entre na água com mais coragem e vontade de ganhar medalhas”, avaliou Igor, que representa o Iate Clube de Londrina.

“O Igor é um grande campeão, responsável demais. Eu me espelho nele, por sua qualidade e técnica. Nós estamos no esporte para competir. Dentro da água, somos adversários. Fora, somos compadres”, disse Fernando, que, além da prata nos 200m VL2, saiu com o ouro nos 200m KL2 (caiaque) da Copa do Brasil, com o tempo de 43s010. A prata foi para Uilian Ferreira Mendes e o bronze ficou com Flavio Reitz.

Outro medalhista paralímpico, prata nos Jogos de Tóquio 2020, Giovane de Paula Vieira também encerrou a Copa Brasil com dois pódios: ouro nos 200m KL3 e VL3 (para atletas que usam braços, tronco e pernas na remada). “Eu estou muito feliz com os meus resultados. Eu só tenho a agradecer a todos os meus parceiros”, disse o atleta. Nas provas femininas, destaque para Mari Santilli, que conquistou a medalha de ouro nos 200m KL3.

A Copa Brasil serviu como seletiva para a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) definir os atletas que representarão o país no Mundial, em Duisburg, Alemanha, de 23 a 27 de agosto, e na Copa do Mundo, em Poznán, Polônia, entre os dias 26 e 28 de maio. A CBCa divulgará a lista dos convocados nos próximos dias. Confira todos os resultados aqui. 

*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
 
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Fernando Rufino e Igor Tofalini são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery