Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Campeã mundial, pernambucana Andreza Vitória conquista ouro no Brasileiro de bocha paralímpica

Andreza Vitória sorri durante treino no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

A pernambucana Andreza Vitória (UFPE-PE), primeira colocada no ranking mundial de bocha paralímpica da classe BC1 (atletas que têm opção de auxílio), sagrou-se campeã brasileira da modalidade, em Fortaleza, Ceará, nesta quarta-feira, 13.

A competição foi realizada no Centro de Formação Olímpica e envolveu mais de 160 atletas de 16 estados brasileiros. Os jogadores conquistaram classificação após as seletivas regionais Leste, Centro-Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

Na decisão feminina BC1, Andreza, atual campeã mundial e medalha de bronze na etapa da Copa do Mundo também realizada na na capital cearense, derrotou a catarinense Beatriz Chagas (FCEE-SC), por 5 a 2. No duelo pela terceira posição, Daniela Falotico (Sesi-SP) levou a melhor contra Tamna Costa (AETERJ-RJ).

Já na disputa masculina, pelo segundo ano consecutivo, o título ficou com o paulista José Carlos Chagas, representante da Adefu-MG e medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Em uma decisão acirrada, o atleta bateu Guilherme Moraes, da ADMC/Smel-SP, por 3 a 2. O bronze foi para Igor Barcellos, da ADM Maricá-RJ, que venceu Luiz Humberto, da Aparu-MG.

Nas partidas válidas pela classe BC2 (atletas que não têm opção de auxílio), o ouro masculino foi para o cearense e também medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Maciel Santos (ADMC/Smel-SP). Na final, ele superou o potiguar Iuri Tauan (APARN-RN) por 5 a 4. Guilherme Martins (ADMC/Smel-SP) faturou o bronze contra Cristiano Silva (Aparu-MG). No torneio feminino, Natali Faria (APBS-SP) se sagrou campeã com placar de 6 a 1 sobre Bianca Ribas (ADFP-PR). Tamiris Moreira (ACEAB-PA) saiu com o bronze ante Natanaeli Celestino (Funad-PB).

Na disputa da BC3 (atletas que têm instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa), o título foi para Uberlândia, com Mateus Carvalho (CDDU-MG). Ele venceu Jonathan Paulo (APPD-SP) por 7 a 2 na final. O pódio foi completado por Anderson Oliveira (Sesi-SP), que ficou com o bronze após derrotar o colega de clube Danilo Xavier. Entre as mulheres, a final foi com a tradicional disputa entre Evelyn Oliveira (Sesi-SP) e Evani Calado (APTS-SP), ambas da Seleção Brasileira. Vitória de Evelyn, com placar de 4 a 3. O terceiro lugar ficou com Débora Bargas (APBS-SP), que venceu Jéssika Silva (APARN-RN).

Fechando com a classe BC4 (atletas que não têm auxílio), o masculino teve Jarbas Júnior (Sesi-SP) na primeira colocação, com a vitória sobre José Antônio (Sadef-RN), por 5 a 1. Na partida pelo bronze, José Francisco Carvalho (APARN-RN) derrotou Kleverton Favareto (Roda Solta-SC). E, no feminino, Ercileide Laurinda (Adefu-MG) ganhou o ouro, superando na decisão Josiane Silva (Sesi-SP), fazendo 6 a 2. A medalha de bronze foi pra Andreia Porfírio (Apesblu-SC), contra Roberta Silva (ADM Maricá-RJ).

Na classificação por clubes, a primeira colocação foi para o SESI Suzano – SP, contabilizando duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. Na segunda colocação, a ADEFU, de Uberaba – MG, com duas medalhas de ouro. Já a terceira posição entre clubes ficou com a ADMC, com 1 ouro e 1 bronze.

*Com informações da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da bocha.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)  

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery