O pódio foi formado pela australiana Madison de Rozario (1h38min51s), pela suíça Manuela Schar (1h38min52s) e pela também suíça Catherine Debrunner (1h38min54s), ouro, prata e bronze, respectivamente.
“Foi uma prova bem dura, parecida com a de Boston. Frio e chuva. Consegui fazer uma boa largada e administrar junto às atletas que estavam no pelotão. Terminei a maratona em sexto lugar, graças à Vanessa, que me emprestou uma cola mais adequada para a temperatura de Londres”, disse Aline, referindo-se também à maratona de Boston, realizada no último dia 17 de abril e na qual ficou em quinto lugar.
Além de disputar maratonas em cadeira de rodas, a paranaense, que ficou paraplégica após sofrer um acidente automobilístico aos 15 anos, também compete no esqui cross-country. Aline é campeã mundial na prova sprint da modalidade e participou de duas edições de Jogos Paralímpicos de Inverno (PyeongChang 2018 e Pequim 2022). É a única do mulher brasileira a estar no evento como atleta em toda a história.
Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
Time São Paulo
A atleta Aline Rocha é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)