Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Cairo 2025: medalhista paralímpica Lara Lima busca pódio no Egito

Atleta Lara Lima durante 1ª Fase do Circuito Loterias Caixa de Halterofilismo de 2025 no CT Paralímpico | Foto: Alexandre Schneider/CPB

A mineira Lara Lima, da categoria até 41kg, estará entre os destaques do Brasil no Mundial de halterofilismo do Cairo nesta terça-feira, 14, quarto dia de disputas com a participação de brasileiros no Egito.

Lara, que compete no Cairo a partir das 13h, encerrou a disputa do último Mundial da modalidade, Dubai 2023, com três medalhas. A mineira foi ouro entre os juniores e bronze entre adultas na categoria até 41kg e ainda fez parte do time feminino medalhista de prata na disputa por equipes. Além disso, a mineira conquistou a medalha de bronze dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

A participação brasileira no dia começa às 05h30 com o potiguar João Maria França Junior na categoria até 54kg.

O atleta tem entre suas conquistas duas medalhas de bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, na disputa individual da categoria até 54kg e na equipe mista.

A terça-feira ainda terá duas halterofilistas brasileiras que farão sua primeira participação em Mundial de halterofilismo, após migrarem de outras modalidades. A paulista Brenda Pepe, que já foi atleta da natação, compete às 09h35 na categoria até 45kg; e a piauiense Creúsa Angélica de Castro, campeã mundial de crossfit, estará na categoria até 41kg às 11h55 .

O Brasil conquistou sua primeira medalha no Mundial do Cairo nesta segunda-feira, 13, quando a paulista Mariana D’Andrea ergueu 141kg e foi prata na categoria até 73kg.

A delegação brasileira conta com 25 halterofilistas em ação na capital egípcia, com 16 mulheres e nove homens. Os convocados são oriundos de 12 estados (AM, BA, DF, MG, PB, PA, PE, PI, RJ, RN, RS e SP). Os Estados de Minas Gerais, com seis convocados, e São Paulo, com quatro, são os locais com mais participantes na Seleção Brasileira da modalidade.

O time de atletas brasileiros conta com as duas campeãs paralímpicas de Paris 2024, a paulista Mariana D’Andrea (categoria até 73kg) e a carioca Tayana Medeiros (categoria até 86kg). Também fazem parte do grupo a amazonense Maria de Fátima, bronze na categoria até 67kg na capital francesa, e a mineira Lara Lima, bronze na categoria até 41kg no mesmo evento.

Confira a programação de brasileiros nesta terça-feira, 14:

05h30 – João França Júnior (até 54kg)
09h35 – Brenda Souza (até 45kg)
11h55 – Creúsa Angélica de Castro (até 41kg)
13h00 – Lara Lima (até 41kg)

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do halterofilismo.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
As atletas Mariana D’Andrea, Maria de Fátima, Lara Lima e Tayana Medeiros são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 148 atletas.

Time São Paulo
A atleta Mariana D’Andrea é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 154 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo