A brasiliense Jade Lanai se classificou para a final feminina de simples do US Open Junior de tênis em cadeira de rodas nesta sexta-feira, 9. Para chegar à decisão, ela derrotou a norte-americana Maylee Phelps, cabeça de chave nº 1, por 2 sets a 1, com as parciais de 6/7 (3), 6/1 e 6/1. Na final, Jade vai enfrentar a japonesa Yuma Takamuro.
Além da vaga na decisão de simples do Grand Slam, Jade chegou à final de duplas, ao lado da própria norte-americana Maylee Phelps. As duas venceram, também nesta sexta-feira, 9, a dupla formada pela japonesa Yuma Takamuro, adversária de Jade na disputa do título na chave de simples, e a britânica Ellie Robertson. O jogo foi 2 sets a 0 (6/2 e 7/5).
Com a classificação de Jade para as finais do US Open, o Brasil soma a sua terceira aparição em uma decisão de Grand Slam em 2022. No último mês de junho, o catarinense Ymanitu Silva foi vice-campeão, na chave de duplas, em Roland Garros, França. Na oportunidade, ele e o australiano Heath Davidson perderam para os holandeses Sam Schroder e Niels Vink por 2 sets a 0: duplo 6/2.
Após encerrar sua participação no US Open, Jade vai compor o time brasileiro que disputa a Gira da América do Sul de tênis em cadeira de rodas, evento composto por quatro torneios, que ocorrerão na Colômbia e Argentina, até dia 8 de novembro.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).