A Seleção Brasileira de triatlo disputará o Campeonato Americano de Paratriatlo, o Pan-Americano da modalidade, neste sábado, 9, em Sarasota, nos Estados Unidos. Esta é a primeira competição da temporada 2019 do calendário da equipe nacional.
Ao todo, 55 atletas estão inscritos, de 10 países. O Brasil será representado por oito triatletas: André Barbieri (classe PTS2), Carlos Rafael (PTS5), Fernando Aranha (PTWC), Ivanildo Vasconcelos (PTWC), Jéssica Ferreira (PTWC), Jorge Fonseca (PTS4), Marcelo Collet (PTS4) e Ronan Cordeiro (PTS5).
A prova consiste em 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, distância sprint. “O Pan-Americano tem uma boa pontuação para o ranking mundial, é uma das provas mais importantes do primeiro semestre”, disse Hilton Lopes, coordenador técnico do paratriatlo na Confederação Brasileira de Triatlo (CBTri).
O triatlo não compõe o programa de provas dos Jogos Parapan-Americano de Lima 2019, no Peru. Neste ano, em junho, será aberta a temporada de classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que se encerrará em junho de 2020. O ranking será formado com as três melhores marcas do atleta durante esse período e os oito primeiros colocados de cada classe garantem a vaga para os Jogos de Tóquio.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)