Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasileiros começam a viajar na próxima segunda-feira, 12, para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024

Remadores em ação antes dos Jogos Paralímpicos de Tóquio | Foto: Alessandra Cabral/CPB

*Nota atualizada às 16h38 do dia 16/08/2024

A delegação brasileira que representará o país nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começará a embarcar para a França na próxima segunda-feira, 12. As primeiras Seleções a viajarem para solos franceses serão as de tênis de mesa, remo e vôlei sentado. Juntas, elas totalizam 72 pessoas, sendo 46 atletas com deficiência e um timoneiro. 

CONFIRA A CONVOCAÇÃO COMPLETA
SIGA O CANAL BRASIL PARALÍMPICO NO WHATSAPP

Após chegarem a Paris, as três equipes irão passar por um período de aclimatação em Troyes, cidade a 160km da capital francesa. Deixarão o município em direção à Vila Paralímpica no dia 21 de agosto, uma semana antes da cerimônia de abertura na Champs-Élysées. 

Entre os primeiros atletas brasileiros que chegarão à França está a mesatenista carioca Sophia Kelmer, 16, da classe 8 (limitação físico-motora moderada), que é a mulher mais jovem da delegação do Brasil nos Jogos de Paris. Também está a jogadora paulista de vôlei sentado Suellen Dellangelica Lima, campeã mundial da modalidade em 2022.  

“Eu estou muito ansiosa. Uma ansiedade boa, de querer competir, de voltar a uma edição dos Jogos Paralímpicos depois de oito anos. Estou com uma expectativa muito grande para atuar bem e brigar para uma vaga na final”, disse Suellen, que também tem uma medalha de bronze em Jogos Paralímpicos, conquistada na edição do Rio 2016.

Outro destaque entre os primeiros brasileiros na França é a remadora Alina Dumas, nascida em Buenos Aires, Argentina, e naturalizada brasileira neste ano.

Apesar do primeiro voo brasileiro rumo ao território francês decolar no dia 12 de agosto, uma atleta já está na Europa. A mesatenista catarinense Bruna Alexandre também foi convocada para os Jogos Olímpicos e ficará direto na França para a disputa dos Paralímpicos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO BRASILEIRA ATÉ A ESTREIA DOS JOGOS PARALÍMPICOS

Na capital francesa, os brasileiros terão a sua maior participação na história dos Jogos Paralímpicos fora do Brasil. Serão 255 atletas com deficiência na competição na capital francesa. Ao todo, também foram convocados 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo, totalizando 280 competidores na capital francesa.

Essa já é a maior delegação brasileira convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Antes, a maior equipe nacional era de 259 convocados em Tóquio 2020. O recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência em todas as 22 modalidades já classificadas automaticamente. Em Paris, o Brasil também registrará a sua maior participação feminina na história dos Jogos Paralímpicos.

Ao todo, 23 dos 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal, estarão representados na delegação brasileira que vai disputar os Jogos. A maioria dos atletas é nascida no Estado de São Paulo. São 71 dos 255 convocados, ou 28% do total da equipe brasileira que disputará a competição.

Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tênis de mesa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery