Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasileiro Loterias Caixa de atletismo sub-23 termina com medalhas e entusiasmo de convocados ao Parapan de Jovens

João Pedro Dantas e seu guia Vinicius Scomparim, durante a prova dos 100m no Campeonato Brasileiro de Jovens, no CT | Foto: Alan Morici/CPB

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de atletismo, realizado de terça-feira, 14, até esta quinta-feira, 16, ofereceu a oportunidade para atletas convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025 testarem seu desempenho no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a pouco mais de duas semanas do evento continental.

Durante a realização da competição, nesta terça-feira, 14, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a lista de 19 atletas da modalidade que irão representar o Brasil na capital chilena de 31 de outubro a 9 de novembro. Ao todo, foram chamados 120 esportistas de 12 modalidades.

Um dos que se emocionaram ao saber que irão disputar a competição no Chile foi o paulista João Pedro Dantas, 18, conhecido como Joãozinho. O atleta foi informado sobre sua convocação logo após conquistar o ouro na prova dos 100m para a classe T11 (cegos) com a marca de 12s21 ao lado do guia Vinicius Scomparim.

Diagnosticado com glaucoma congênito, Joãozinho perdeu a visão do olho direito aos oito anos e, aos 11, também do esquerdo. Aos 12, conheceu o paradesporto por meio da fisioterapia da Fundação Dorina Nowill para Cegos, tendo o primeiro contato com o atletismo na Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro, projeto de iniciação esportiva gratuita para crianças e jovens de até 17 anos.

“Ter acesso a uma estrutura completa de treinos, fisioterapia e competições faz toda a diferença. Gostaria que essa realidade existisse em outros lugares, porque há atletas muito talentosos que treinam com bem menos recursos. Os centros de referência do CPB estão mudando isso, levando o esporte para mais estados. É essa estrutura que torna o Brasileiro tão forte e nos prepara tão bem para o Parapan”, destacou o atleta.

Na sequência do torneio, Joãozinho também competiu nos 400m, registrando 59s74 e novamente encerrando na primeira colocação em sua classe. O atleta sub-20 segue em treinamento no Centro de Treinamento Paralímpico, sob orientação do professor Thiago Medeiros.

“Hoje temos um cenário de jovens muito fortes. Tem gente correndo 10 segundos com 19 anos, algo que seria irreal há alguns anos. Quem compete aqui é de altíssimo nível, muitos dos que vão ao Parapan estiveram neste Brasileiro. Isso mostra o quanto essa competição é uma excelente preparação”, concluiu Joãozinho, que atualmente defende o Time Nauru.

Outro convocado que aproveitou o Brasileiro para retomar seu melhor desempenho foi o paulista Fabrício Klein, 16, da classe T37 (lesões encefálicas). O atleta conquistou a primeira colocação nos 100m, com 12s85, e a prata nos 400m, com 1min3s99.

“Acredito que tive um bom desempenho neste Brasileiro. Estou voltando após ficar duas semanas afastado por conta de uma gripe que evoluiu para uma pneumonia e me deixou hospitalizado. Voltei há uma semana e agora estou recuperando o tempo perdido para chegar super em forma ao Parapan”, afirmou o atleta, também do Time Nauru.

Fabrício nasceu com anemia falciforme, doença genética que afeta a forma da hemoglobina, e teve cinco acidentes vasculares cerebrais antes de receber um transplante de medula de seu irmão, Gabriel. Ele iniciou no atletismo na Escola Paralímpica de Esportes em 2022.

Nas provas de campo, uma atleta que esteve no Brasileiro e irá intensificar a preparação para a competição continental foi a catarinense Júlia Alves Machado, 18, do clube Asesppbbn. A jovem, atleta classe F41 (baixa estatura), venceu as provas do lançamento de dardo (19,63m), lançamento de disco (16s93) e arremesso de peso (7,10m).

“A convocação me surpreendeu demais. Eu sabia que tinha chance, mas não acreditava muito. Agora estou muito feliz e esta competição serviu como um ótimo preparativo para os Jogos Parapan-Americanos. Agora é continuar treinando firme como sempre, tanto no atletismo como também na musculação para dar o meu melhor”, afirmou a jovem, que começou a praticar esporte a convite de uma professora do colégio em 2022.

Neste final de semana, dias 18 e 19, o CPB realiza o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação.

Patrocínio
A CAIXA, as Loterias CAIXA, a Braskem e a ASICS são as patrocinadoras oficiais do atletismo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo