O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anuncia nesta terça-feira, 14, a convocação dos 19 esportistas de atletismo que devem representar o país nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025, que acontecem de 31 de outubro a 9 de novembro. Com esta chamada, a lista de atletas brasileiros da missão no Chile passa a contar com 120 representantes de 12 modalidades.
CONFIRA A LISTA DOS CONVOCADOS
Esta é a segunda etapa de convocação de atletas que irão compor a delegação brasileira no Chile.
Em setembro, foram convocados 101 atletas: dois do tiro com arco, oito da bocha, oito do futebol de cegos, 12 do futebol PC, 12 do goalball, seis do judô, 13 do halterofilismo, 13 do tênis de mesa, oito do vôlei sentado, 12 do basquete 5×5, quatro do basquete 3×3 e três do tênis em cadeira de rodas.
Os jovens convocados representam 23 unidades federativas, com São Paulo liderando a lista, com 32 atletas, seguido por Minas Gerais, com 12, e pelo Distrito Federal, com 11.
A delegação brasileira de 2025 é 25% maior do que a que representou o país na última edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizada em 2023, em Bogotá, na Colômbia, quando 96 atletas competiram em 10 modalidades.
Na ocasião, o Brasil atingiu a marca histórica de 500 medalhas no evento, chegando a 534 pódios nas quatro edições em que participou. Na capital colombiana, a equipe conquistou 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e ganhou ao menos uma medalha de ouro em nove das 10 modalidades disputadas. A exceção foi o futebol PC, medalhista de prata. No basquete em cadeira de rodas, o Brasil foi ouro com a Seleção feminina e prata com a masculina.
Patrocínios
A CAIXA, as Loterias CAIXA, a Braskem e a ASICS são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
A CAIXA e as Loterias CAIXA são as patrocinadoras oficiais do basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, tênis de mesa, tiro com arco e vôlei sentado.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)













