O brasileiro Ulisses Freitas fez bonito em Pietermaritzburg, na África do Sul, durante a disputa da primeira etapa da Copa do Mundo de Paraciclismo, realizada no último fim de semana (6 a 8 de maio). Com um bom desempenho, ele colocou o Brasil no Top 5 da categoria Handbike MH4.
A participação de Ulisses começou no sábado, 7, quando disputou a prova de contrarrelógio. Mas devido a um problema mecânico, acabou não completando a corrida. O polonês Rafal Wilk levou a medalha de ouro, seguido pelo seu compatriota Arkadiusz Skrzypinski, com a prata, e o austríaco Alexander Gritsch, completando o pódio.
A volta por cima veio no domingo, 8, durante a prova de resistência, onde Ulisses conquistou a quarta colocação. Os poloneses Rafal Wilk e Arkadiusz Skrzypinski fizeram nova dobradinha – campeão e vice, respectivamente -, enquanto o austríaco Alexander Gritsch levou o bronze, repetindo o pódio do contrarrelógio.
“O circuito bastante técnico proporcionou uma prova onde qualquer erro poderia deixar você de fora das primeiras colocações. Passei boa parte do percurso com o terceiro colocado na minha visão, mas depois acabei perdendo contato na subida. Fiquei muito feliz de poder colocar o Brasil tão perto do pódio na Handbike. Acredito que foi um passo importante para a evolução da nossa categoria”, declarou o ciclista, que marcou presença no Top 5 da Copa do Mundo.
Convênio – Ministério do Esporte
A participação brasileira na Copa do Mundo de Paraciclismo – etapa da África do Sul é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Com informações da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)