Entre os dias 19 e 24 de agosto, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, será a casa do rúgbi em cadeira de rodas nacional, com as melhores equipes da modalidade para a edição 2023 do Campeonato Brasileiro de Rúgbi em Cadeira de Rodas, com jogos simultâneos da 1ª e 2ª Divisões. Todos os jogos terão transmissão do Canal da ABRC no Youtube e a grande final da 1ª Divisão, disputada no dia 23, às 18h15h, terá transmissão exclusiva no SporTV 3.
O torneio, que celebra os 15 anos de fundação da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), reúne o número recorde de 12 equipes, sendo seis integrantes da 1ª Divisão e outras seis que disputam a 2ª Divisão.
“Este é o campeonato mais importante do nosso calendário no ano. São mais de 230 pessoas envolvidas, com uma expectativa muito grande. A ABRC está completando 15 anos, então é um campeonato simbolicamente muito importante”, celebrou José Higino Oliveira Souza, Presidente da ABRC.
Além do recorde de equipes participantes, a edição de 2023 traz uma novidade. Pela primeira vez a competição contará com uma equipe formada exclusivamente por mulheres. A primeira equipe 100% feminina a disputar o Campeonato Brasileiro será a equipe do CETEFE Lobos Feminino (DF), que entra na briga pelo título da 2ª Divisão.
“Isso mostra a evolução do Campeonato Brasileiro, que começou com duas ou três equipes e hoje temos 12, participando em duas divisões. E com perspectivas de, em 2024, termos ao menos oito em uma das divisões. São mais de 115 atletas inscritos, com aumento da participação feminina e de jovens. Isso mostra a consolidação do trabalho do Rugby nesses 15 anos”, disse Higino.
Além das partidas sempre muito emocionantes proporcionadas pelo Rugby em Cadeira de Rodas, atletas e público terão uma atração a mais para visitar a competição. Em comemoração aos 15 anos da ABRC, será montada uma exposição com a linha do tempo da evolução do Rugby em Cadeira de Rodas no Brasil e com uma homenagem a uma grande invenção da humanidade: a RODA. A sua origem, em argila, inspirou a criação da marca do torneio deste ano.
Forma de disputa
Cada divisão conta com seis equipes na disputa, sendo divididas em dois grupos (A e B), com três integrantes cada. As equipes jogam entre si dentro de cada chave na primeira fase. O primeiro colocado de cada grupo avança direto para a semifinal, enquanto o 2º colocado do Grupo A enfrenta o 3º colocado do Grupo B e o 2º do Grupo B enfrenta o 3º do Grupo A, para definir os outros dois classificados para as semifinais.
O campeão da 1ª Divisão garante vaga para a disputa da Copa dos Campeões, enquanto o vencedor da 2ª Divisão assegura acesso à elite em 2024.
1ª DIVISÃO
Grupo A
Minas Quad Rugby (MG)
Gigantes (SP)
ADEACAMP (SP)
Grupo B
Santer Vikings (RJ)
Gladiadores (PR)
Ronins (SP)
2ª DIVISÃO
Grupo A
BSB Quad Rugby (DF)
MSB Quad Rugby (SP)
CETEFE Lobos Feminino (DF)
Grupo B
IREFES (ES)
CETEFE Lobos (DF)
Titans Quad Rugby (PR)
Confira a tabela completa da competição neste link.
*Com informações da Associação Brasileira De Rugby Em Cadeira De Rodas (ABRC)
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do rúgbi em cadeira de rodas
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)