As atletas da Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas venceram o torneio qualificatório disputado em Cuenca, no Equador, e se qualificaram para a Copa do Mundo por equipes da modalidade, que será disputada em Antália, na Turquia, de 6 a 11 de maio.
A equipe brasileira foi formada pelas mineiras Meirycoll Duvall e Vitória Miranda e pela tocantinense Jade Lanai.
Duas das atletas são vencedoras de Grand Slans, principais competições do circuito internacional de tênis, na categoria junior. Vitória conquistou no mês passado o título no Aberto da Austrália, tanto no individual como também nas duplas, repetindo feito que Jade havia obtido em 2022, no Aberto dos Estados Unidos.
O torneio qualificatório contou com mais três equipes além do Brasil: Chile, Equadore Peru. Todas as equipes se enfrentaram em grupo único e apenas a primeira colocada garantiu classificação para a competição na Turquia.
Em sua última partida, disputada nessa quinta-feira, 20, o Brasil derrotou o Chile por 2 a 1.
Meirycoll venceu Glória Llamin por 2 sets a 0 (parciais de 6/3e 6/0); Vitória foi superada por Macarena Cabrillana por 2 a 1 (4/6, 6/2 e 6/1); e a dupla formada por Jade e Meirycoll venceu Macarena Cabrillana e Glória Llamin por 2 sets a 0 (6/1 e 6/3).
As três brasileiras se juntam aos atletas das categorias Masculino Open, Quad e Júnior, que já possuíam vaga garantida, conquistada na edição de 2024 do evento. Esta será a oitava vez consecutiva em que o Brasil terá atletas em todas as disputas da Copa do Mundo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)