Quarta colocada, Vanessa terminou o trajeto de 42km em 1h50min40s, enquanto Aline, que fechou a disputa na quinta posição, finalizou em 1h55min46s. O pódio foi formado pela norte-americana Susannah Scaroni (1h41min45s), seguida por Madison de Rozario (AUS), com o tempo de 1h46min55s, e Wakako Tsuchida (JAP), que registrou a marca de 1h47min04s.
“Estou muito feliz. Foi a quinta vez que participei da maratona de Boston. Em 2018, cheguei a pegar neve aqui. Neste ano, fez bastante frio e começou a chover no meio do percurso. Eu e a Aline tivemos um mental muito forte. Duas brasileiras no top-5 é algo sensacional”, afirmou a paulista Vanessa Cristina, que, no último sábado, 15, disputou uma prova de 5km, também em Boston, e ficou com a medalha de prata, com o tempo de 12min03.
“É muito gratificante terminar essa prova. É uma maratona muito difícil, com chuva e frio. Vimos muitos brasileiros vibrando durante o trajeto. Isso me incentivou bastante. Espero voltar mais vezes”, disse a paranaense Aline Rocha, campeã mundial na prova sprint de esqui cross-country e a única mulher brasileira a disputar os Jogos Paralímpicos de Inverno. Ela esteve presente nos Jogos de PyeongChang 2018 e Pequim 2022.
Patrocínios
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem.
Time São Paulo
A atleta Aline Rocha é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)