A Seleção Brasileira masculina de goalball derrotou a Lituânia por 9 a 4 na tarde desta quinta-feira, 15, e se classificou para a grande final do Mundial da modalidade, que está sendo disputado em Matosinhos, Portugal. A disputa da medalha de ouro será contra a China, às 11h (de Brasília), desta sexta-feira, 16, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube Kuriakos TV.
Atual bicampeã da competição, a Seleção masculina de goalball tentará um feito inédito, já que nenhuma nação até hoje foi tricampeã mundial. Se for campeão, o país se tornará o maior vencedor de todos os tempos, à frente de Lituânia e Alemanha, bicampeões a exemplo dos brasileiros.
De quebra, com a vitória pela semifinal, a Seleção masculina ainda conquistou de maneira antecipada uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Isso porque os dois finalistas, tanto no masculino como no feminino, se classificam para o megaevento paralímpico na capital francesa.
Na partida válida pelas semifinais, a Seleção Brasileira masculina se manteve à frente do placar no começo do confronto, mas logo os europeus empataram o duelo por 2 a 2. No segundo período, os brasileiros voltaram ao controle da partida e finalizaram o jogo por 9 a 4.
A Lituânia é um tradicional rival do Brasil no goalball. Em 2014, no Mundial da modalidade na Finlândia 2014, quando a equipe nacional masculina conquistou seu primeiro título global de goalball, os brasileiros derrotaram os rivais europeus nas semis por 14 a 4, que eram os atuais campeões mundiais daquele momento, para chegarem à sonhada final e sagrarem-se campeões.
Já no Mundial da Suécia 2018, outro duelo decisivo pelas semifinais, com a Lituânia tendo o status de atual campeã paralímpica [em 2016]. O jogo terminou empatado em 6 a 6 e foi decidido apenas no gol de ouro — feito pelo Brasil.
Os países se enfrentaram também em Jogos Paralímpicos. Em Tóquio 2020, foram duas vitórias brasileiras: na fase de grupos por 11 a 2 e, na semifinal, por 9 a 5.
Em ambos os torneios, o sistema de disputas foi o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentaram entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançaram às quartas de final e os vencedores de cada uma, às semifinais.
As disputas por medalha estão marcadas para esta sexta-feira, 16. A disputa da medalha de bronze será às 7h30 (de Brasilia), e a grande decisão valendo o ouro será às 10h.
A Seleção Brasileira feminina acabou na quinta colocação de seu grupo, com nove pontos conquistados após três triunfos e quatro derrotas, e acabou eliminada ainda na fase inicial da competição.
Patrocínio
O goalball é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)