Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil vence Japão nos pênaltis e é bronze no Grand Prix de futebol de cegos

O goleiro Luan se joga com as pernas em direção à bola para defender cobrança de pênalti | Foto: Divulgação

A Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou neste sábado, 1º, a medalha de bronze do Grand Prix da Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA, do inglês) ao derrotar o Japão nos pênaltis, por 1 a 0, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Campeão da última edição, no ano passado, que foi realizada em São Paulo, e no México, em 2022, o Brasil disputou pela terceira vez a competição, que foi realizada este ano em Schiltigheim, na França, e serviu de teste para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 – o Grand Prix reuniu sete das oito seleções sorteadas para os grupos da Paralimpíada francesa.

A Colômbia foi a campeã com a vitória por 1 a 0 sobre a China na decisão.

Eliminado na semifinal pelos chineses, também nos pênaltis, o time brasileiro levou um susto com apenas 30 segundos de jogo neste sábado, após arrancada de Masaki Goto pela direita terminar em finalização precisa, cruzada e rasteira, sem chances de defesa ao goleiro Luan – o atleta japonês foi um dos destaques do Grand Prix e terminou empatado com o colombiano Jhon Gonzalez na artilharia, cada um com quatro gols.

Ainda no primeiro tempo, porém, o Brasil chegou ao gol de empate em cobrança de falta que Maicon, aniversariante do dia, cobrou com força.

Nas penalidades, o Japão errou suas três tentativas, sendo duas para fora e uma defendida por Luan. A Seleção Brasileira desperdiçou sua primeira cobrança, com Cássio, mas converteu a segunda, com Jonatan, e não precisou chutar o terceiro pênalti pois o adversário havia aberto a série.

Além do ouro e bronze, o Grand Prix ainda teve partidas valendo quinto e sétimo lugares, respectivamente, disputadas na sexta-feira, 31. Atual campeã do mundo, a Argentina bateu a França nos pênaltis, por 1 a 0, e foi a quinta colocada do torneio. A Tailândia derrotou a Turquia por 1 a 0 e ficou em sétimo.

Esta foi a sexta edição do Grand Prix da IBSA. Fora o título inédito colombiano este ano e dos dois troféus vencidos pelo Brasil em 2023 e 2022, houve outras três edições ganhadas pelos argentinos, todas disputadas no Japão, em 2021, 2019 e 2018.

Em Schiltigheim, o Brasil teve a melhor campanha da primeira fase, quando venceu Tailândia e França e empatou com a Colômbia. Em cinco partidas, o time marcou oito gols e sofreu dois.

Em Paris, a Seleção vai em busca do hexacampeonato. Desde a inserção da modalidade na grade dos Jogos Paralímpicos, em Atenas 2004, o país é o único ganhador da história.

Confira a tabela completa do Grand Prix da IBSA 2024 aqui.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery