O Brasil, agora, soma seis pontos, com duas vitórias em dois jogos, e se classificou com antecedência para a semifinal da competição, como líder do Grupo B. Isso porque ninguém mais alcança a pontuação brasileira (Japão e Chile empataram por 0 a 0, mais cedo). De quebra, Nonato, que fez quatro gols no total – dois contra o Japão e mais dois diante da Inglaterra, é o artilheiro do torneio.
Nesta quarta-feira, 25, a equipe comandada pelo técnico Fábio Vasconcelos encerrará sua participação na primeira fase contra o Chile, às 11h, com transmissão dos canais da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês).
No jogo desta manhã, a Seleção teve dificuldades com o jogo físico da Inglaterra, embora tenha criado muitas oportunidades de gol, principalmente com Nonato – que chegou a cobrar um pênalti para fora no primeiro tempo. O atleta, inclusive, foi o brasileiro que mais incomodou a defesa inglesa, até fazer seu primeiro gol, após limpar a zaga adversária e chutar com firmeza para abrir o placar.
No segundo tempo, o Brasil continuou melhor, mas com a Inglaterra oferecendo uma grande resistência defensiva. O último gol de Nonato refletiu bem o que foi a partida. Diante de uma marcação dupla, ele caiu, levantou-se, passou pelos dois rivais e finalizou com força, superando o goleiro inglês.
“Todas as seleções que jogam contra o Brasil tentam tirar um ponto nosso. A Inglaterra nunca foi fácil. É um time forte fisicamente. O importante é que vencemos, rodamos os atletas e estamos andando com o nosso processo de renovação, com muitos jogadores da base. Vamos fazer o melhor para continuar na busca pelo título, em casa”, analisou o treinador Fábio Vasconcelos.
“Estamos trabalhando da melhor maneira possível. Estou muito feliz por contribuir com mais dois gols. A Inglaterra usa muito a força. Foi um jogo muito brigado e pagado, mas deu certo no final”, concluiu Nonato.
Sobre o Grand Prix
Ao todo, o torneio reúne oito equipes no Centro de Treinamento Paralímpico. Além de Brasil, Japão, Inglaterra e Chile, Argentina, Tailândia, França e Itália estão na capital paulista. É a primeira edição do tradicional Grand Prix da IBSA na América do Sul – México, em 2022, e Japão (2018, 2019 e 2021) foram as sedes anteriores. A Seleção Brasileira disputa a competição pela segunda vez na história. Logo em sua estreia, no ano passado, saiu da cidade mexicana de Puebla com o troféu de campeã.
Confira a tabela da Seleção Brasileira de futebol de cegos no Grand Prix de SP 2023:
Dia 23/05
BRASIL 3 x 0 Japão
Dia 24/05
11h BRASIL 2 x 0 Inglaterra
Dia 25/05
11h BRASIL x Chile
Patrocínio
O futebol de cegos é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)