Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil vence a França e garante classificação para semifinal do Grand Prix de futebol de cegos

Raimundo Nonato domina a bola diante da marcação francesa |Foto Divulgação/Olivier Hannauer

A Seleção Brasileira de futebol de cegos venceu a França por 2 a 0, nesta terça-feira, 28, pela terceira rodada do Grand Prix da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês), disputado em Schiltigheim, na França.

O pivô Nonato marcou os dois gols da segunda vitória do time no torneio, resultado que eliminou os donos da casa.

Brasil e França já haviam se enfrentado no início de maio, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O amistoso comemorativo aos cem dias para os Jogos Paralímpicos de Paris foi vencido pela Seleção Brasileira por 4 a 0 e teve transmitida pela TV Globo.

Com a mesma formação da estreia, o Brasil dominou os anfitriões, mas levou um susto no primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0, em chute à queima-roupa de Villeroux que obrigou o goleiro Luan a realizar uma defesa difícil, esticando o braço direito e espalmando a bola para a linha de fundo. A poucos minutos do intervalo, Nonato conduziu e chutou rasteiro no canto para abrir o marcador.

Com Maicon e Tiago Paraná fechando os espaços na etapa final, os franceses partiram em busca do empate, mas acabaram sofrendo gol parecido de Nonato, já a dois minutos do término do jogo. O camisa 8 ainda sofreu um pênalti na sequência, mas o goleiro francês Lucas Grosset defendeu com o pé direito a cobrança de Jardiel.

Nesta quarta, 29, o Brasil enfrenta a Colômbia, às 13h (de Brasília), em jogo válido pela segunda rodada que precisou ser adiado por conta da chuva. No Grupo A, Japão e China já se garantiram, e a Argentina, atual campeã do mundo, está eliminada.

O Grand Prix reúne sete das oito seleções sorteadas no último sábado para os grupos dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e serve de teste para a maior competição paradesportiva do planeta.

Campeão da última edição, que foi realizada em São Paulo, no ano passado, o Brasil disputa o torneio pela terceira vez – ganhou o título também no México, em 2022, quando fez sua estreia. As demais edições (2021, 2019 e 2018), todas no Japão, tiveram a Argentina campeã.

Confira a tabela do campeonato aqui.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Patrocínio
As loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery