A Copa do Mundo por equipes de tênis em cadeira de rodas começa nesta segunda-feira, 27, em Alghero, na Itália, e o Brasil estará muito bem representado: o país é um dos poucos no mundo que irá competir em todas as categorias do evento: masculino, feminino, quad e júnior. Ao todo, a competição será disputada por cerca de 150 atletas de 23 países e vai durar até o próximo domingo, 3.
A delegação brasileira é a maior do país na história para uma edição da Copa do Mundo, com a presença de 14 atletas. A equipe chegou à região da Sardenha, onde será disputada a competição, no último fim de semana e já realizou os primeiros treinamentos nas quadras de piso duro.
No masculino, o Brasil é representado por Daniel Rodrigues (25º no ranking mundial), Gustavo Carneiro (41º), Bruno Makey (168º) e Felipe Santana (253º), com o capitão Raphael Oliveira. A equipe está no Grupo D, e enfrentará durante a fase de classificação os times da França, Bélgica e Sri Lanka. “Essa é uma competição muito importante para nós, pois são os melhores países do mundo no tênis em cadeira de rodas. É um orgulho muito grande representar o Brasil mais uma vez e estou muito feliz. Quero seguir evoluindo no esporte e mantendo o meu nível de jogo”, destaca o mineiro Gustavo Carneiro.
Na categoria feminina, o Brasil terá pela frente Japão e África do Sul. O time liderado pelo capitão Leonardo Butija tem entre as atletas Meirycoll Duval (23ª), Ana Caldeira (50ª), Lucimaria Oliveira (53ª) e Maria Fernanda Alves (65ª). “Além de ser uma competição muito importante, aqui se tem muito aprendizado. Vamos correr atrás do nosso principal objetivo, que é terminar numa boa colocação para garantir a classificação para o próximo mundial”, afirmou a mineira Meirycoll Duval.
No Quad, compõem a equipe nacional Ymanitu Silva (8º), Augusto Fernandes (31º) e Leandro Pena (sem ranking). A equipe capitaneada por Vinícius Cyrillo enfrentará durante a classificatória Estados Unidos, Japão e Canadá. “Esse é o meu primeiro mundial e é muito bom estar aqui. São atletas do mundo todo, os melhores do planeta, o que torna ainda mais especial”, declara o paulista Leandro Pena.
E o time júnior, com o capitão Guilherme Oliveira, enfrentará Japão, Argentina e Turquia. A equipe é formada por Jade Lanai (2ª do ranking mundial juvenil), João Lucas Takaki (6º) e Cesar Adolfo (21º).
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)