Pelo quarto mês consecutivo a Seleção Brasileira masculina de goalball aparece como líder do ranking mundial, em documento divulgado pela Federação Internacional de Esporte para Cegos (IBSA – sigla em inglês), nesta terça-feira, 31. O time feminino também teve grande destaque ao permanecer no Top 3.
A lista apresenta 148 seleções, sendo 94 masculinas e 54 femininas, de todos os continentes. O Brasil recuperou o posto de primeiro colocado em abril deste ano e pelo quarto mês consecutivo aparece na liderança. A conquista do bicampeonato mundial em junho, na Suécia, contribuiu para a permanência no topo da tabela.
Os dez primeiros colocados do ranking, além do Brasil, são: Lituânia, China, Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Irã, Turquia, Suécia e Ucrânia. Vale destacar que brasileiros, alemães e belgas já estão classificados para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, além do Japão, país da cidade sede.
Na categoria feminina, o Brasil tem alternado entre a 2ª e 3ª colocações. No mês passado, apareceu em 2º. Já na virada do mês caiu uma posição, mas permaneceu no Top 3 do ranking. Os últimos resultados colocam a Seleção como uma das equipes mais fortes do mundo. Conquistou a medalha de bronze inédita no Mundial deste ano, ficou em quarto no Malmö Intercup e foi vice-campeão do Campeonato das Américas no ano passado.
A Seleção feminina também está garantida nas próximas Paralimpíadas, assim como Japão (6º), Rússia (7º) e Turquia (1º). Completam a relação das dez primeiras colocadas do ranking, China (2º), Estados Unidos (4º), Canadá (5º), Israel (8º), Austrália (9º) e Nicarágua (10º).
* Com informações de Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)