Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil fecha o oitavo dia da Rio 2016 com mais cinco medalhas

Brasil comemora a ida para a decisão

A Seleção Brasileira de futebol de 5 venceu a China pelas semifinais dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 e segue em busca do tetracampeonato. A partida foi realizada na tarde desta quinta, 15, na quadra 1 do Centro Olímpico de Tênis. O Brasil começou perdendo mas conseguiu virar com dois gols de Jefinho, fechando o placar em 2 a 1. O time espera agora o confronto entre Argentina e Irã para conhecer seu adversário na final, marcada para este sábado, 17, às 17h.

Mais cedo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Caio Ribeiro chegou na terceira colocação no KL3, com 40s199, e se tornou o primeiro medalhista brasileiro da modalidade, que estreou em Paralimpíadas.

“Quero agradecer a todo mundo que veio aqui hoje com essa força, essa energia, realmente foi o incentivo que eu precisava. Os Jogos Paralímpicos foram um evento fantástico e a organização está de parabéns. O Brasil é um país maravilhoso e aqui foi nossa chance de representar o país”, afirmou Caio.

O canoísta Luis Carlos Cardoso, que disputou a final no KL1, também esteve muito perto de subir no pódio, mas chegou na quarta colocação. Se na Lagoa a medalha brasileira escapou por pouco, em Deodoro o cavaleiro Sérgio Oliva garantiu mais um bronze para o Brasil. Líder da final individual Grau IA no Hipismo Adestramento até o 19º conjunto entrar na pista, Sérgio fez 73,826% e aguardou até o 25º conjunto se apresentar para comemorar sua primeira conquista em Paralimpíadas.

Também na tarde desta quinta, o atletismo ganhou mais duas medalhas para o Brasil, e com uma dobradinha. Nos 200m T11, Felipe Gomes chegou na segunda posição, com o tempo de 22s52, e Daniel Mendes garantiu o bronze com a marca de 23s04. A medalha de ouro ficou com Ananias Shikongo, da Namíbia, que cruzou a linha de chegada em 22s44, batendo o recorde paralímpico. À noite, Marivana Oliveira ficou na terceira colocação no arremesso de peso F35, e garantiu mais uma medalha para a modalidade. 

Com os pódios desta quinta, o atletismo brasileiro já contabiliza 26 medalhas no Rio 2016 – sete de ouro, 11 de prata e oito de bronze.

Nesta sexta-feira, 16, a delegação brasileira compete em 12 modalidades, sendo pelo menos duas delas em disputas pelo bronze. No tênis de mesa, as equipes masculina da classe 1-2 e feminina da classe 6-10 perderam as semifinais e jogam somente no sábado pela terceira colocação. Welder Knaf e David Freitas, da classe 3, também foram derrotados. Eles caíram para os alemães, e agora voltam à mesa na sexta, disputando o bronze contra a Tailândia. O dia também terá as semifinais do vôlei sentado masculino. O Brasil entra na briga para ir à final contra a Alemanha, às 20h30.

As Seleções de goalball feminina e masculina também perderam na semifinal e brigam pelo bronze. A equipe masculina, que foi derrotada pelos Estados Unidos por 10 a 1, enfrenta a Suécia  às 15h. Já o time feminino, que empatou com a China em 3 a 3 no tempo regulamentar e foi superada no gol de ouro, pega os Estados Unidos às 13h30.

O futebol de 7 do Brasil também entra em campo na briga pelo terceiro lugar. Após perder para o Irã na última quinta por 5 a 0, o time enfrenta a Holanda às 14h.

Na natação, Edênia Garcia, nos 50m costas S4, e Daniel Dias, nos 50m costas S5, são esperança de medalha para o Brasil. Já no atletismo, logo pela manhã o Brasil tem grandes chances de pódio com Silvania Costa, no salto em distância na categoria T11. Atual recordista mundial, com a marca de 5,46m, ela entra no campo do Estádio Olímpico às 11h05. Vale lembrar que a atleta é irmã de Ricardo Costa, que conquistou o ouro nesta mesma prova saltando 6m52.

Disputando a semifinal dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a Seleção Brasileira feminina de vôlei sentado acabou superada pelos Estados Unidos, por três sets a zero (25 x 13, 28 x 26 e 25 x 18), em partida disputada na noite desta quinta, no Pavilhão 6 do Riocentro. Agora, as brasileiras vão brigar pelo bronze neste sábado, 17, contra a Ucrânia.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/cpboficial/albums

Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro 
Rafael Maranhão 
Diogo Mourão 
Fernanda Villas Bôas 
Nádia Medeiros 
Thiago Rizerio  
Ivo Felipe 
Rafael Moura 
Flavia Ribeiro 
Elder Barros 
Danielle Lima
Tadeu Casqueira

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery