A primeira etapa da World Series de natação paralímpica, promovida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês), terminou neste domingo, 4, em Copenhague, na Dinamarca. O Brasil foi representado pela Seleção de jovens e fechou a competição com uma medalha de bronze nos 50m livre, com João Pedro Drumont.
Essa foi a primeira competição internacional do calendário da natação. João Pedro, da classe S9, garantiu a medalha de bronze absoluta nos 50m livre. Nos revezamentos 4x100m medley misto e 4x100m livre, o Brasil ficou em quinto lugar. Nos 100m peito S14, a atleta Débora Borges terminou a prova em oitavo lugar.
A coordenação técnica da natação destaca a importância de uma competição internacional para a Seleção de Jovens. Explica que além dos nadadores, três dos técnicos convocados também buscavam experiência internacional.
“Foi uma experiência muito válida. Muitos atletas fizeram o melhor tempo da vida, o que é muito bom. O mais importante é o ganho de experiência deles, para que numa competição maior, mais forte, não tenham muitas surpresas”, comentou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação.
A World Series foi criada para reunir algumas das maiores competições do calendário mundial e permitir que os Comitês Paralímpicos Nacionais (NPCs) planejem e desenvolvam melhor seus próprios programas, tendo acesso a outras competições. Ao todo, o circuito é composto por seis etapas: Copenhague (Dinamarca), Indianápolis (Estados Unidos), São Paulo (Brasil), Lignano Sabbiadoro (Itália) Sheffield (Grã-Bretanha) e Berlim (Alemanha).
Os jovens talentos da natação também participarão da terceira etapa da World Series, juntamente com a Seleção principal. O Open Internacional Loterias Caixa acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 26 a 28 de abril.
Patrocínios
A equipe brasileira de natação tem patrocínio da Caixa Loterias.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)