Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil fatura três medalhas no 1º dia do Parapan-Americano de canoagem no Canadá

Luís Carlos Cardoso, à direita, posa para foto e celebra vitória no Parapan-Americano no Canadá | Foto: Divulgação/CBCa
A Seleção Brasileira de canoagem paralímpica subiu três vezes ao pódio nesta quarta-feira, 10, primeiro dia do Parapan-Americano da modalidade, disputado até sexta-feira, 12, em Halifax, no Canadá. 

O piauiense Luís Carlos Cardoso conquistou a medalha de ouro nos 200 m KL1, para canoístas que utilizam apenas braços na remada. Já a paranaense Mari Santilli foi prata nos 200 m VL3, classe destinada a atletas que usam braços, tronco e pernas na remada. Por fim, o também paranaense Giovane Vieira faturou o bronze, nos mesmos 200 m VL3, mas na categoria masculina. 

“Estou feliz pelo ouro e por voltar para casa com mais essa medalha. Sempre é maravilhoso levar a bandeira do Brasil ao lugar mais alto do pódio. Gostaria de agradecer a todos os brasileiros pela torcida e pelas vibrações. Quando estamos remando, não estamos sozinhos. Estamos com vocês”, destacou Luís, que, no Mundial, também disputado em Halifax, na última semana, ficou com a prata. 

O Parapan-Americano é a segunda competição de Mari na canoa – antes, ela só disputava provas no caiaque. No Mundial, na última semana, a curitibana estreou na classe VL3 e ficou com o bronze. “Ganhei mais uma experiência com a canoa e, agora, conquistei a prata. Tive que fazer uma troca durante a prova, que ainda não estou acostumada, e perdi a disputa ali. É um aprendizado”, disse a paranaense. O ouro foi da canadense Erica Scarff. A norte-americana Jillian Elwart, bronze, completou o pódio. 

Nos 200 m VL3 masculino, Giovane terminou o trajeto em 49s74 e faturou o bronze em uma disputa acirrada contra o chileno Arturo Edwards. Ele chegou em segundo com o tempo de 49s73, ou seja, um centésimo abaixo do brasileiro. O argentino Ariel Atamanuk foi o campeão da prova (48s02). 

Luís, Mari e Giovane representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Na capital japonesa, Giovane e Luís conquistaram medalhas de prata nas mesmas provas em que subiram ao pódio nesta quarta-feira.

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 

Os atletas Giovane Vieira de Paula, Luis Carlos Cardoso e Mari Santilli são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery