Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil encerra finais individuais da Copa do Mundo de bocha da China com ouro de Maciel e prata de Eliseu

Maciel Sousa Santos (à direita) posa ao lado do chinês Yuansen Zheng após a final da Copa do Mundo de bocha, realizada na China | Foto: ANDE

O Brasil conquistou uma medalha de ouro e uma de prata nas finais individuais da Copa do Mundo de bocha. O título foi o cearense Maciel Santos da classe BC2 (para atletas que não recebem assistência), que venceu o chinês Zhiqiang Yan por 9 a 0 e subiu ao lugar mais alto do pódio. Já o paranaense Eliseu dos Santos levou a prata após a derrota na decisão da classe BC4 (atletas com deficiências severas, que não recebem assistência).

Após três dias de partidas individuais, a competição começará a fase de disputas de pares BC3 e BC4 e por equipes BC1/BC2.

“Estamos saindo muito orgulhosos: uma medalha de ouro e uma de prata. Obrigado pela torcida, minha família, todo mundo da região. Que mantenham o apoio pela nossa Seleção Brasileira. Hoje tem hino do Brasil do outro lado do mundo, sim!”, comemorou Maciel.

Na classe BC4, Eliseu dos Santos ficou com a prata após enfrentar o chinês Yuansen Zheng na decisão e acabou sendo superado por 6 a 2. “Não deu para pegar o ouro, mas estou levando uma medalha e vamos continuar trabalhando para evoluir mais. Agradeço a todos que ficaram na torcida”, afirmou Eliseu, que chegou à final após vitória no tie-break contra o ucraniano Artem Kolinko, em duelo encerrado com empate por 4 a 4.

Outros dois brasileiros chegaram às disputas de medalha no dia. Na classe BC1 (que tem a opção de auxílio de ajudantes) feminina, a pernambucana Andreza de Oliveira empatou em 2 a 2 com Hiromi Endo, do Japão, na decisão pelo bronze, e ficou com o quarto lugar após ser superada no tie-break. O mesmo resultado teve o paulista José Carlos de Oliveira, também da classe BC1, que foi superado por 7 a 3 por Takumi Nakamura, do Japão.

Ao todo, dez atletas representam o Brasil nas disputas individuais, nos pares e por equipes. Além do Brasil, outros 15 países participam desta etapa: Austrália, Arábia Saudita, Azerbaijão, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Egito, França, Hong Kong, Índia, Japão, Mongólia, Singapura, Ucrânia e a anfitriã China.

Patrocínio
A Caixa e a Loterias Caixa são as patrocinadoras oficiais da bocha.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Braskem
  • Loterias Caixa

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

Fornecedor