Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil encerra Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas no top-5 em duas categorias

Leandro Pena rebate bola durante jogo pela Seleção Brasileira | Foto: Douglas Magno /CPB

A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas encerrou sua participação na Copa do Mundo, em Antália, na Turquia, com a quarta colocação nas categorias Quad (atletas que também possuem deficiência em membros superiores) e Júnior.

Com os resultados, a Seleção garantiu sua participação na Copa do Mundo de 2025 em três categorias: Masculino Open, Quad e Júnior. A equipe do Feminino Open, que terminou na 10ª colocação, deverá buscar sua vaga por meio de um torneio qualificatório.

Neste domingo, 12, último dia de disputas, os jovens perderam para o Japão, por 2 a 1. Buscando a medalha de bronze entre os juvenis, Vitória Miranda colocou o Brasil na frente ao vencer Rio Okana, por duplo 6/2. Os japoneses buscaram o empate com vitória de Ryuhei Tachibana sobre Luiz Calixto, por 2 a 0 (parciais de 6/1 e 6/4). Nas duplas, Tachibana e Yuma Takamuro viraram o confronto ao derrotarem Vitória e Luiz , por 2 a 0 (6/3 e 6/1).

Antes, no sábado, 11, na categoria Quad, os brasileiros perderam a disputa do bronze para os australianos e terminaram a competição no quarto lugar. Leandro Pena colocou o Brasil à frente ao bater Finn Broadbent, por duplo 6/3. Heath Davidson buscou o empate para os australianos ao vencer Ymanitu Silva, por 2 a 0 (6/3 e 6/1). Nas duplas, Ymanitu e Leandro fizeram uma partida equilibrada contra Broadbent e Davidson, mas foram superados por 2 a 1 (6/3, 4/6 e 10-4).

Os tenistas do Masculino Open foram superados pelo Chile, também por 2 a 1, no domingo, 12, na disputa pela quinta colocação. Gustavo Carneiro teve duelo duro contra Jaime Sepulveda e foi superado por 2 a 1 (4/6, 7/6 e 10-7). Daniel Rodrigues colocou a equipe de volta no confronto ao vencer Brayan Tapia, por 2 a 0 (6/4 e 7/6). Nas duplas, os chilenos Sepulveda e Tapia recuperaram a vantagem e bateram Daniel Rodrigues e Bruno Makey, por 2 a 0 (6/4 e 6/1).

A Copa do Mundo foi jogada com confrontos entre países, compostos por três jogos: duas partidas de simples e uma duplas. O vencedor do confronto foi o país que obteve, pelo menos, duas vitórias no embate.

Esta foi a sétima vez consecutiva que a Seleção Brasileira contou com atletas em todas as categorias do Mundial. As equipes Masculina, Feminina e Quad já estavam previamente classificadas para o torneio. A equipe Júnior disputou a competição por meio de um convite.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery