O Brasil encerrou a disputa do Campeonato Regional das Américas de esgrima em cadeira de rodas com o título da disputa por equipes masculinas na espada nesta segunda-feira, 20, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O país já havia obtido o ouro por equipes masculinas no sabre e no florete.
Com o resultado, a esgrima em cadeira de rodas brasileira conquistou 22 medalhas ao longo de toda a competição, sendo seis de ouro, sete de prata e nove de bronze.
A unificação dos títulos masculinos por equipes, concretizada na espada, veio com uma vitória de 45 a 34 sobre os Estados Unidos – mesmo oponente das finais do sabre e do florete. O Brasil formou sua equipe com Jovane Guissone, Kevin Damasceno, Lucas Julião e Clodoaldo Zafatoski. A medalha de bronze ficou com a Colômbia.
“Falei antecipadamente que também iríamos buscar esse ouro na espada. Trabalhamos, buscamos ponto a ponto. Estou muito feliz”, disse o capitão da equipe brasileira, Jovane Guissone.
“É muita emoção conseguir conquistar uma medalha de ouro logo na minha primeira competição internacional. Agradeço essa oportunidade, agora é pensar na Copa do Mundo”, completou Lucas Julião.
Na disputa do florete feminino por equipes, ainda nesta segunda-feira, o Brasil também decidiu o título com os Estados Unidos. As atletas não conseguiram superar as norte-americanas.
Após derrota por 45 a 40, o Brasil ficou com a medalha de prata. O conjunto teve Carminha Oliveira, Mônica Santos e Fabiana Soares. A medalha de bronze ficou com a equipe do Canadá.
Agora, as atenções se voltam para a Copa do Mundo, que terá início nesta quinta-feira, 23, também no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Nesta competição, estarão em disputa as últimas vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris.
Campeões do Regional das Américas 2024
- Espada masculino A – William Schoonover (Estados Unidos)
- Espada masculino B – Jovane Guissone (Brasil)
- Espada feminino A – Jataya Taylor (Estados Unidos)
- Espada feminino B – Trinity Lowthian (Canadá)
- Espada masculino por equipes – Brasil
- Espada feminino por equipes – Estados Unidos
- Florete masculino A – Byron Branch (Estados Unidos)
- Florete masculino B – Jovane Guissone (Brasil)
- Florete feminino A – Victoria Isaacson (Estados Unidos)
- Florete feminino B – Ellen Geddes (Estados Unidos)
- Florete masculino por equipes – Brasil
- Florete feminino por equipes – Estados Unidos
- Sabre masculino A – Ryan Roussel (Canadá)
- Sabre masculino B – Noah Hanssen (Estados Unidos)
- Sabre masculino por equipes – Brasil
- Sabre feminino A – Rayssa Veras (Brasil)
- Sabre feminino B – Trinity Lowthian (Canadá)
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)