O Campeonato Europeu de Natação encerrou-se no último sábado, 7, em Funchal, Portugal. No último dia de disputas da competição, o Brasil manteve o bom desempenho e faturou mais três medalhas, totalizando 21 no total.
Andre Brasil fechou sua participação com ouro nos 100m costas S10. Dominando a prova desde o início, o carioca venceu com o tempo de 1min01s34. Este foi o sétimo pódio do atleta no evento. Outro campeão na despedida da piscina portuguesa foi Matheus Rheine. Desta vez, nos 100m livre S11, com a marca de 59s72.
Nas provas de 50m livre, a primeira brasileira a cair na água foi Edênia Garcia, na classe S4. Nadando costas, chegou na quarta posição, com 55s26. No masculino, Clodoaldo Silva foi o representante da Seleção nos 50m livre S5. Ele chegou em sétimo lugar, com 37s41.
Fechando a participação brasileira, a dupla da classe S5, Esthefany Rodrigues e Joana Neves, nadou os 50m livre. Joana conquistou a medalha de prata, com 38s16. Já Esthefany fez seu melhor tempo no ano e foi a sétima colocada, com 44s60.
O Brasil terminou a participação no Campeonato Europeu na sexta colocação do quadro geral de medalhas, com 21 pódios – oito de ouro, nove de prata e quatro de bronze. Agora, o próximo compromisso da equipe brasileira será o Open de Berlim, na Alemanha, de 9 a 11 de junho.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)