A Seleção Brasileira de tênis de mesa conquistou três medalhas, dois ouros e um bronze, último dia de Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia na sexta-feira, 29, quando foram realizadas as finais de duplas. A competição foi disputada em Wladyslawowo, na região da Pomerânia e o Brasil contou com quatro representantes.
Ao todo, os atletas brasileiros terminaram o evento no Leste Europeu com quatro medalhas, incluindo também a prata obtida pela carioca Sophia Kelmer nas disputas individuais na última quinta-feira, 28.
A sexta-feira começou com o título de Sophia Kelmer na Classe WD14. Em dupla, ela venceu o grupo único junto com a polonesa Katarzyna Marszal e ficou com a medalha de ouro. As duas venceram todas as partidas da chave. No duelo decisivo, triunfo por 3 sets a 0 sobre Yuri Tomono (Japão) e Gabriela Constantin (Romênia). As parciais foram de 11/8, 11/8 e 11/9.
Outra medalha para o Brasil veio ao mesmo tempo do ouro de Sophia, mas desta vez um bronze para Guilherme Costa e Iranildo Espíndola na Classe MD4. A dupla foi superada na semifinal por Daniel Rodríguez (Espanha) e Masanori Uno (Japão), por 3 sets a 0, e ficou com o terceiro lugar. As parciais foram de 11/5, 11/6 e 11/5.
Por fim, no último resultado do dia, Israel Stroh foi campeão na Classe MD14 junto com o espanhol Jordi Morales. Os dois venceram os franceses Stephane Messi e Kevin Dourbecker na semifinal, por 3 sets a 2, num jogo emocionante, com parciais de 11/7, 16/14, 7/11, 13/15 e 14/12, e se classificaram para a final. Na decisão, diante de Ben Ashok Despineux (Bélgica) e Krizander Magnussen (Noruega), que foram adversários na fase de grupos e venceram Israel e Jordi, eles se vingaram e conquistaram o título com vitória por 3 sets a 2, de virada. As parciais foram de 10/12, 8/11, 11/7, 11/7 e 11/8.
*Com informações da Confederação Brasileira de tênis de mesa (CBTM).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tênis de mesa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)