Já garantida como líder do Grupo D, a seleção brasileira de futebol de cegos empatou com o México em 0 a 0 no último jogo da primeira fase do Campeonato Mundial de futebol de cegos, no início da tarde deste domingo, 20, em Birmingham, na Inglaterra. A competição é realizada nos Jogos Mundiais de Cegos da IBSA (sigla em inglês para associação internacional de esportes para cegos), na cidade inglesa.
Primeira colocada da chave com sete pontos, a seleção brasileira enfrenta a França nas quartas de final. Também pelo Grupo D, o Irã garantiu a segunda colocação ao vencer o Marrocos por 1 a 0, e agora enfrenta a Colômbia. Marroquinos, com três pontos, e mexicanos, com dois, estão fora da próxima fase.
Brasil e França se enfrentam na terça-feira, 22, às 10h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal da IBSA no YouTube.
Todos os jogos das quartas de final acontecem na terça-feira. Além de Brasil x França e Colômbia x Irã, Itália x Argentina e Japão x China são os outros confrontos da segunda fase.
Jogo equilibrado e com poucas chances
A seleção brasileira, que entrou em campo com Matheus, Maicon Santos, Cássio Reis, Jefinho e Jardiel, encontrou dificuldades no primeiro tempo diante da proposta mais defensiva dos mexicanos. A partida foi bastante disputada no meio-campo nos 15 minutos iniciais.
A melhor chance da etapa inicial veio apenas no fim. Após cobrança curta de escanteio, Jardiel fez boa jogada individual contornando a área e se livrou de dois marcadores. De frente para o gol, o camisa 11 do Brasil bateu forte, mas a bola passou por cima, perto do travessão.
O ritmo da partida continuou parecido na parte final: mesmo sem precisar do resultado, o Brasil buscava o ataque enquanto os mexicanos se defendiam como podiam.
Com quatro minutos de bola rolando após o intervalo, Jefinho fez linda jogada a partir da direita e, mesmo marcado por quatro adversários, conseguiu levar para o centro do campo, de onde mandou uma bomba de direita, que passou muito perto da trave.
Três minutos mais tarde, Jardiel chutou rasteiro de fora da área, sem muita força. O goleiro mexicano deixou a bola passar por baixo de suas pernas, mas se recuperou e segurou a redonda antes que ela cruzasse a linha, evitando o primeiro gol brasileiro.
A cinco minutos do fim, Jefinho fez boa jogada a partir do meio-campo até perto da área. O camisa 7 bateu rasteiro, com força, e a bola novamente foi para fora, passando perto da trave.
No fim, quando faltavam 22 segundos, Sotelo aproveitou cobrança de falta rápida e curta para chutar cruzado. Atento, Matheus Costa se esticou todo e colocou para escanteio, naquela que foi a melhor chance do México na partida, que terminou sem que o placar fosse alterado.
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br).