A Seleção Brasileira de futebol de 7, para paralisados cerebrais, sagrou-se pentacampeã da Copa América da modalidade neste domingo, 4, após vencer a Argentina por 4 a 2 na final. A campanha brasileira teve 100% de aproveitamento ao sair vitoriosa de todos as partidas. A competição aconteceu em Quito, no Equador, e contou com a participação de oito equipes: Argentina, Brasil, Equador, Canadá, Colômbia, Chile, Estados Unidos, Venezuela.
Na decisão do ouro, o Brasil marcou três gols no primeiro tempo. A Argentina reagiu no segundo tempo e diminuiu para 3 a 2. Após um cartão vermelho para os argentinos, os brasileiros assumiram o controle da partida e marcaram mais um gol, para fechar o placar em 4 a 2. O jogador que mais marcou na partida foi o carioca Ubirajara Magalhães, camisa 7, com três gols. O atleta também ganhou o título de jogador mais valioso da competição.
A Seleção conquistou a vaga na final ao vencer os Estados Unidos por 2 a 1 na semifinal. Na fase de grupos, o Brasil derrotou o Chile por 4 a 0 na partida de estreia, venceu a Colômbia por 4 a 1 no segundo jogo e fechou esta fase com goleada em cima do Canadá por 11 a 0.
A Argentina também chegou à final invicta, após vencer a Colômbia por 6 x 0 na outra semifinal. Na disputa pelo bronze, os Estados Unidos derrotaram a Colômbia por 3×0.
O futebol de 7 não compõe o programa esportivo dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. No ano que vem, o Brasil defenderá o título de campeão parapan-americano, em Lima, no Peru.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)