O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua diretoria de Esporte de Alto Rendimento, informa nesta segunda-feira, 6, o recebimento e aceitação de convite nominal enviado pelo Comitê Paralímpico das Américas (APC, em inglês) a uma atleta brasileira para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecerá a partir do dia 17 até 26 de novembro, no Chile. Acrescenta ainda que houve duas substituições de atletas na delegação brasileira já convocada anteriormente.
A atleta convidada foi a brasiliense Danielle Carvalho de Araújo, da classe SL4 (para atletas com deficiência nos membros inferiores que andam) do badminton. Entre suas principais conquistas na carreira, está a medalha de bronze no individual e nas duplas feminina no Campeonato Pan-Americano da modalidade de 2022, em Cali, na Colômbia.
Com isso, a delegação brasileira que disputará a competição na capital chilena passa a ter 324 atletas no total em 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco e tiro esportivo. Foram chamados também 10 atletas-guia do atletismo, três calheiros da bocha e dois goleiros do futebol de cegos.
Além disso, o atleta fluminense Daniel da Cruz Machado, convocado anteriormente para compor a Seleção Brasileira de basquete em cadeira de rodas para a disputa do Parapan, precisou ser cortado da lista por lesão. Em seu lugar, foi chamado o paranaense Rayan Augusto Silva, vice-campeão brasileiro da modalidade no ano passado.
Já no tênis de mesa, a paulista Evellyn dos Santos, da classe 11, dará lugar a catarinense Allana Maschio, da classe 9, pois não haverá disputas em sua classe em Santiago 2023.
Na última edição do Parapan, em Lima, no Peru, em 2019, o país entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país alcançou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.
A ida da delegação brasileira para a capital chilena será dividida em grupos. O primeiro embarque está previsto para acontecer no dia 12 de novembro.
Confira as convocações separadas por modalidade:
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO ATLETISMO
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO BADMINTON
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO BASQUETE EM CR
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DA BOCHA
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO CICLISMO
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO FUTEBOL DE CEGOS
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO FUTEBOL PC
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO GOALBALL
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO HALTEROFILISMO
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO JUDÔ
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DA NATAÇÃO
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO RÚGBI EM CADEIRA DE RODAS
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO TAEKWONDO
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO TÊNIS DE MESA
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO TÊNIS EM CR
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO TIRO COM ARCO
CONFIRA AQUI A LISTA DE CONVOCAÇÃO DO TIRO ESPORTIVO
Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa e do tiro esportivo.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)