Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil conquista dobradinha em pódio dos 200 m feminino durante 2º dia do Grand Prix de atletismo paralímpico em Marrakech

A atleta Lorena Spoladore (à esquerda) posa ao lado do guia Renato, e a atleta Thalita Simplício (terceira à direita) posa ao lado do guia Felipe, em pódio no Grand Prix de Marrakech | Foto: CPB / Divulgação
O Brasil conquistou a dobradinha no pódio com as medalhas de ouro e prata na prova dos 200 m feminino para atletas com deficiência visual nesta sexta-feira, 16, pelo Grand Prix de atletismo paralímpico, em Marrakech, Marrocos. Ao todo, a Seleção Brasileira da modalidade conquistou nove medalhas de ouro neste segundo dia de disputas da competição, que se encerra neste sábado, 17. 

O primeiro lugar foi conquistado pela paranaense Lorena Spoladore, com o tempo de 25s24, dez centésimos à frente da potiguar Thalita Simplício, que ficou com a prata. Lahja IshiTile, da Namíbia, completou o pódio na terceira colocação. 

Ambas atletas da classe T11 já haviam conseguido o mesmo feito na prova dos 100 m feminino, disputado no primeiro dia da competição. Na ocasião, no entanto, as colocações foram inversas – Thalita foi medalha de ouro, com a marca de 12s30, e Lorena, prata com o tempo de 12s31.

Além das nove douradas, o país obteve mais uma prata nesta sexta-feira. Com isso, o Brasil já soma 24 pódios e ocupa o primeiro lugar do quadro de medalhas da competição. 

Outros medalhistas de ouro em provas de velocidade do dia foram o carioca Ricardo Mendonça, que venceu a disputa dos 200 m pela classe T37 (paralisados cerebrais), em 22s66, e a baiana Samira Brito, da classe T36 (também para paralisados cerebrais), que completou a mesma prova entre as mulheres em 31s09. Ambos conquistaram a sua segunda medalha dourada em Marrakech, já que haviam vencido os 100 m também nesta quinta.

Um dia após quebrar o recorde mundial no arremesso de peso da classe F52 (atletas que competem em cadeiras), a paulista Beth Gomes conquistou sua segunda medalha de ouro na competição ao vencer a prova do lançamento de disco, com a marca de 17,47 m, alcançada na quinta tentativa.

Ainda pela prova do lançamento do disco, o bicampeão paralímpico Alessandro Silva confirmou o favoritismo ao conquistar o ouro com a marca de 44,93 m. Já o paulista Thiago Paulino também foi o melhor na prova em que já era o recordista mundial – foi medalhista de ouro no arremesso de peso pela classe F57 (cadeirantes) ao atingir a distância de 13,75 m.

Já no salto em distância, o gaúcho Aser Mateus e a potiguar Jardênia Félix Barbosa também obtiveram o ouro para o Brasil pelas classes T36 e T20, respectivamente.

Outro brasileiro presente na competição, o gaúcho Walisson Fortes conquistou a medalha de ouro em uma prova dos 200 m agrupada das classes T44/64, com atletas com deficiência nos membros inferiores. Completou em 23s50.  O atleta, porém, não atendeu aos critérios de convocação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e está competindo por conta própria. 

Patrocínios 
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Thalita Simplício, Ricardo Mendonça, Samira Brito, Beth Gomes, Alessandro Silva, Thiago Paulino, Aser Mateus e Jardênia Félix Barbosa são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 91 atletas.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery