A Seleção Brasileira de taekwondo paralímpico conquistou 41 medalhas, sendo 16 delas de ouro, 10 de prata e 15 de bronze, em duas competições continentais de taekwondo paralímpico realizadas no Rio de Janeiro.
No Campeonato Pan-americano, disputado na última sexta-feira, 3, foram 20 medalhas, sendo sete de ouro, três de prata e 10 de bronze, com a Seleção se sagrando campeã por equipes.
Os medalhistas de ouro da competição foram Gustavo Ruppel (até 58 kg), Valter Sedano (até 70 kg), Pedro Paulo Neves (acima de 80 kg), Maria Eduarda Stumpf (até 52 kg), Ana Carolina Moura (até 65 kg), Débora Menezes (acima de 65 kg) e Silvana Cardoso Fernandes (até 57 kg).
Além das medalhas, Gustavo Ruppel, 16, foi escolhido o melhor atleta masculino e o treinador Dennys Alison foi eleito o melhor técnico masculino.
Já no Open, disputado no domingo, 5, a Seleção Brasileira obteve nove medalhas de ouro, sete de prata e cinco de bronze, totalizando 21 pódios.
As medalhas de ouro ficaram com Leonardo Jhonatan (até 58 kg), Eduardo Porto (até 63 kg), Bruno Rodrigues (até 70 kg), Pedro Paulo Neves (acima de 80 kg), Terezinha de Jesus (até 47 kg), Cristhiane Neves (até 52 kg), Silvana Cardoso (até 57 kg), Ana Carolina Moura (até 65 kg) e Débora Menezes (acima de 65 kg).
Leonardo Jhonatan e Débora Menezes foram escolhidos melhores atletas masculino e feminino, respectivamente.
A Seleção Brasileira de taekwondo paralímpico conta com seis vagas para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com início em 28 de agosto. Cinco delas foram conquistadas a partir do ranking mundial. Já a sexta foi obtida pelo mineiro Claro Lopes em abril, no Qualificatório da modalidade disputado na República Dominicana.
O taekwondo estreou nos Jogos Paralímpicos na edição de Tóquio 2020, quando o Brasil se sagrou campeão na modalidade com três medalhas conquistadas por seus três participantes: um ouro obtido por Nathan Torquato, uma prata de Debora Menezes e um bronze de Silvana Fernandes.
Confira as medalhas brasileiras no Campeonato Parapan-Americano
Ouro
Gustavo Ruppel – 58 kg
Valter Sedano – Até 70 kg
Pedro Paulo Neves – acima 80 kg
Maria Eduarda Stumpf – até 52 kg
Ana Carolina Moura – até 65 kg
Débora Menezes – acima 65 kg
Silvana Cardoso – até 57 kg
Prata
Hiury Martins – 63 kg
Bruno Rodrigues Mota – 70 kg
Cristhiane Neves – 52 kg
Bronze
Terezinha de Jesus – 47 kg
Elisangela Matias – 47 kg
Leylianne Samara Ramos – 65 kg
Camila Macedo acima – 65 kg
Raniele Aniceto acima – 65 kg
Leonardo Jonathan – 58 kg
Eduardo Porto – 63 kg
David Jhones – 70 kg
Claro Lopes – 80 kg
Lucas Moraes – acima 80 kg
Rio Open
Ouro
Leonardo Jhonatan – até 58 kg
Eduardo Porto – até 63 kg
Bruno Rodrigues – até 70 kg
Pedro Paulo Neves – acima de 80 kg
Terezinha de Jesus – até 47 kg
Cristhiane Neves – até 52 kg
Silvana Cardoso – até 57 kg
Ana Carolina Moura – até 65 kg
Débora Menezes – acima de 65 kg
Prata
João Paulo Silvano – até 58 kg
Hiury Martins – até 63 kg
Valter Sedano – até 70 kg
Joel Gomes – até 80 kg
Ricardo Wagner – acima de 80 kg
Maria Eduarda Stumpf – até 52 kg
Leylianne Ramos – até 65 kg
Bronze
Cícero Nascimento – até 58 kg
David Jhones – até 70 kg
Claro Lopes – até 80 kg
Lucas Moraes – acima de 80 kg
Camila Macedo – acima de 65 kg
Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível
Os atletas Silvana Fernandes, Cristhiane Neves, Ana Carolina Moura, Maria Eduarda Stumpf, Pedro Paulo Neves, Leiliane Ramos e Débora Menezes são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 114 atletas.
Time São Paulo
Os atletas Claro Lopes e Nathan Torquato são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 149 atletas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)