Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Brasil conhece adversários no sorteio de grupos do basquete em cadeira de rodas do Rio-2016

Ocorreu nesta quarta-feira, 20, na sede do Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, o sorteio de grupos do basquete em cadeira de rodas para os Jogos Paralímpicos do Rio, em setembro. As categorias feminina e masculina contam com dois grupos cada, A e B, com dez representantes nas disputas entre as mulheres e doze entre os homens.

No feminino, o Brasil caiu no grupo A, junto com Canadá, Alemanha, Grã-Bretanha e Argentina. A Seleção obteve o nono lugar nas Paralimpíadas de Londres-2012 e terá pela frente as atuais campeãs, as alemãs. No grupo B ficaram Estados Unidos, Holanda, França, China e Argélia. Destaque para as holandesas, que faturaram a medalha de bronze nos últimos Jogos.

A atleta da Seleção Brasileira, Geisiane de Souza, acompanhou o sorteio e fez uma projeção dos desafios e metas do Brasil nos Jogos. “Está difícil, mas nada impossível. Do mesmo jeito que as adversárias estão buscando, nós também iremos atrás do nosso objetivo. Estamos treinando e fazendo amistosos, nos preparando para chegar à conquista de uma medalha. O terceiro lugar seria algo sensacional!, destacou a capixaba.

Pelo masculino, a Seleção verde e amarela ficou no grupo B, e terá como adversários o Irã, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a Holanda e a Argélia. O melhor resultado dos brasileiros em Jogos Paralímpicos foi em Pequim-2008, com a nona colocação. Do grupo, o adversário a ser batido deve ser os Estados Unidos, medalha de bronze em Londres-2012. Já no A, estão as seguintes seleções: Espanha, Austrália, Canadá, Turquia, Holanda e Japão. Lembrando que Canadá e Austrália foram campeão e vice, respectivamente, na última edição dos Jogos Paralímpicos.

Outro atleta que participou do evento foi Paulo César dos Santos, que analisou o fato de disputar uma Paralimpíada em terra natal. “É excelente! Jogando em casa, com a energia positiva da torcida, o ginásio lotado, a gente se redobra dentro de quadra. Tenho certeza de que isso vai acontecer e também de que teremos um grande resultado”, declarou o experiente integrante da Seleção masculina.

Os locais de disputas da modalidade nos Jogos serão a Arena Carioca 1 e a Arena Olímpica do Rio, ambas localizadas no Parque Olímpico da Barra (RJ).

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery