Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Aviso de pauta: Atletas paralímpicos na São Paulo Fashion Week N41

Nesta quinta-feira, 28, quatro dos principais nomes do atletismo paralímpico brasileiro fazem sua estreia no mundo da moda, durante o desfile de João Pimenta, na São Paulo Fashion Week N41. Estarão na passarela, apresentando a nova coleção do estilista, Silvânia Costa, Mateus Evangelista, Claudiney Santos e Elizabeth Rodrigues, integrantes da Equipe Brasileira de Paratletismo.

Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio da Caixa Loterias e da Braskem.

Serviço | SPFW N41 – João Pimenta
Data: 28/4, 17h
Local: Bienal de São Paulo (Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n)

CONHEÇA OS PARATLETAS

Claudiney Batista dos Santos 
Nascimento: 13/11/1978, Bocaiúva (MG)
Peso: 68kg
Altura: 1,73m
Classe: F57
Principais conquistas: ouro no lançamento de dardo, prata no lançamento de disco e bronze no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015; prata no lançamento de disco no Mundial de Atletismo de Doha-2015; prata no lançamento de dardo e bronze no lançamento de disco no Mundial de Atletismo de Lyon-2013; prata no lançamento de dardo nos Jogos Paralímpicos Londres-2012; ouro no lançamento de dardo e bronze no lançamento de disco nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara-2011.
História: Um acidente de moto em 2005 lesionou a perna esquerda de Claudiney. No hospital, o ferimento se agravou e o mineiro precisou amputar o membro por completo. No mesmo ano, ele foi convidado a conhecer o atletismo e passou a praticá-lo no ano seguinte. Halterofilista antes do acidente, Claudiney se identificou com as provas de lançamento de dardo e disco e de arremesso de peso.

Elizabeth Rodrigues Gomes 
Nascimento: 15/01/1965, Santos (SP)
Peso: 77kg
Altura: 1,64m
Classe: F54
Principal conquista: ouro no lançamento de disco e prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015; bronze no arremesso de peso no Mundial de Atletismo de Doha-2015.
História: Em 1993, Elizabeth levava uma vida de jogadora de vôlei quando foi diagnosticada com esclerose múltipla. Demorou para aceitar a doença até conhecer o basquete em cadeira de rodas, em Santos. Descobriu, no mesmo local onde treinava, o atletismo e se apaixonou pela modalidade.

Matheus Evangelista Cardoso
Nascimento: 15/02/1994, em Porto Velho (RO)
Peso: 68kg
Altura: 1,75m
Classe: T37
Principais conquistas: ouro nos 100m, nos 200m e no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015; Atual recordista mundial do salto em distância; ouro nos 100m, 200m, e salto em distância no Parapan de Jovens da Argentina, em 2013.
História: Por falta de oxigênio na hora do nascimento, Mateus teve uma paralisia cerebral que prejudicou os movimentos do lado direito do corpo. Com a mão e a perna direita sem movimentação total, Mateus entrou no esporte aos 13 anos de idade. Começou no atletismo e já na sua primeira paralimpíada escolar – duas semanas depois de começar a treinar – conquistou medalhas de ouro nos 100m, 200m e salto em distância. Em 2009, conheceu o futebol de 7 durante uma viagem ao Rio de Janeiro e começou a praticar o esporte bretão também. Começou na linha, mas se encontrou mesmo como goleiro. No mesmo ano, foi o goleiro menos vazado no Parapan Juvenil de Bogotá, na Colômbia. Muito disputado entre os treinadores – cada um o queria exclusivamente em sua modalidade – Mateus
decidiu, em 2012, que precisava se dedicar apenas a uma das modalidades para continuar com o alto rendimento. Escolheu então o atletismo.

Silvania Costa de Oliveira
Nascimento: 23/05/1987, Três Lagoas (MS)
Peso: 70kg
Altura: 1,74m
Classe: T11
Conquista: ouro no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015; ouro no salto em distância no Mundial de Atletismo de Doha-2015.
História: Desde criança, Silvania tem uma enfermidade chamada Doença de Stargardt, por isso, sua visão regride paulatinamente. Seu encontro com esporte ocorreu aos 18 anos, como uma ferramenta de inserção social.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
Ivo Felipe –  – ivo.felipe@cpb.org.br 
Ana Beatriz Paschoal – – anabeatriz.paschoal@cdn.com.br 
Priscila Ventura – priscila.ventura@cdn.com.br 
Priscila Nishimori – priscila.nishimori@cdn.com.br

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery