Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Atletas paralímpicos recebem apoio do Movimento Verde amarelo até Paris 2024

Integrantes do MVA acompanham partida da Seleção Brasileira de futebol de cegos no CT Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Movimento Verde e Amarelo (MVA), primeira torcida dedicada exclusivamente ao Brasil, firmaram uma parceria de apoio aos atletas paralímpicos do país, rumo aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. A estreia ocorre durante o Grand Prix Internacional de futebol de cegos, realizado nesta semana no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, local que deve receber quase cerca de 400 eventos somente em 2023. 

A competição reunirá oito equipes (Brasil, Argentina, Chile, Japão, Inglaterra, França, Itália e Tailândia).  Todas as partidas contarão com transmissão nos canais da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, na sigla em inglês) no YouTube.  O Brasil, de maneira invicta, é pentacampeão paralímpico do futebol de cegos. É o único medalhista de ouro da modalidade nos Jogos e o atual detentor do título do Grand Prix.

“A torcida brasileira é a mais animada do mundo, e a energia que ela emana das arquibancadas faz dos nossos atletas ainda mais fortes e resistentes. O MVA chega nesta reta final de preparação para contribuir na nossa jornada rumo à maior campanha da história do movimento paralímpico brasileiro nos Jogos Paralímpicos. Sejam bem-vindos, garanto que comemoraremos muitas vitórias juntos até Paris 2024”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Antes mesmo desta parceria, o MVA já fez uma ação pontual junto aos atletas paralímpicos, antes do embarque da delegação brasileira para os Jogos de Tóquio de 2020. À ocasião, integrantes do Movimento prestaram apoio aos esportistas na saída do CT.  Agora, o MVA produziu bandeiras com imagens de atletas e ex-atletas, como Ádria Santos (atletismo), Antônio Tenório (judô), Teresinha Guilhermina (atletismo), Daniel Dias (natação), Petrúcio Ferreira (atletismo), Yeltsin Jacques (atletismo), Thiago Paulino (atletismo), Gabriel Araújo (natação), Jefinho (futebol de cegos), Ricardinho (futebol de cegos) e Carol Santiago (natação). Elas estão expostas no Centro de Treinamento. 

“Essa parceria é motivo de muito orgulho para o Movimento Verde Amarelo. Desde a nossa criação temos esse sonho de apoiar todos os esportistas brasileiros, em todas as modalidades. E nada mais incrível de poder fazer história junto dos campeões paralímpicos. Somos uma potência e com a força da torcida cresceremos ainda mais. Acreditamos muito em nossos pilares, de quem torce joga junto e de que torcida ganha medalhas. E vamos provar isso nos eventos que estaremos até o ápice, em Paris. Essa parceria está só começando, mas já vislumbramos festas lindas”, afirmou Luiz Carvalho “Vasco”, fundador e diretor executivo do MVA.

O Brasil se prepara para dois grandes compromissos em 2023 no futebol de cegos. Em agosto, vai em busca do hexacampeonato mundial, durante os Jogos Mundiais da IBSA, em Birmingham, na Inglaterra, e em novembro buscará o ouro nos Jogos Parapan-Americanos, no Chile. E terá o MVA do seu lado para buscar os títulos e uma vaga para a modalidade nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

“Estamos montando um calendário até Paris 2024, junto ao CPB, para tentar estar ao lado dos nossos craques no maior número de competições possíveis. Estaremos, sem dúvida, no Parapan, com a Seleção de futebol de cegos e todas as outras modalidades, e será um aperitivo incrível do que podemos fazer juntos, nos Jogos Paralímpicos”, encerrou Luiz.

Tabela do Brasil no Grand Prix 2023:
Dia 23/05
11h BRASIL 3 x 0 Japão

Dia 24/05
11h BRASIL 2 x 0 Inglaterra

Dia 25/05
11h BRASIL x Chile

*No dia 26 serão disputadas as semifinais e no dia 27 sairá o grande campeão, em decisão marcada também às 11h.

 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery