Atletas paralímpicos do atletismo, halterofilismo e natação vão participar de competições internacionais neste mês de maio em busca de obter classificação esportiva ou pontuação no ranking classificatório para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, marcados para agosto.
Todos os atletas e membros da comissão técnica que participarão das competições serão testados e seguirão uma série de protocolos sanitários do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e das autoridades locais contra a Covid-19.
A primeira competição com participação brasileira é a etapa de Nottwil do Grand Prix de atletismo, circuito internacional organizado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês). Entre os dias 14 e 16, três atletas participarão do evento visando a obtenção da classificação esportiva internacional, de extrema importância no paradesporto. São eles: Aser Mateus Almeida, David Benedito, Ricardo Gomes.
Na sequência, será a vez dos nadadores com deficiência intelectual buscarem a classificação esportiva internacional na etapa da Madeira (POR) do World Series, circuito internacional da modalidade organizado pelo IPC, de 16 a 22 de maio. Ao todo, três atletas foram convocados: André Luiz da Silva, Gabriel Bandeira, João Pedro Brutos.
Já os halterofilistas participarão da etapa de Tbilisi, na Geórgia, da Copa do Mundo da modalidade, também organizado pelo IPC, de 20 a 30 de maio. O evento faz parte do caminho classificatório do halterofilismo para os Jogos de Tóquio, que terá seu ranking finalizado ainda neste semestre. Oito atletas buscarão pontos para garantir uma vaga para o Brasil nos Jogos. São eles: Ailton de Souza, Bruno Carra, Evânio Rodrigues, João França Junior, Lara Aparecida, Mariana D’Andrea, Mateus de Assis, Tayana Medeiros.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)