A delegação paralímpica brasileira estreou na Gymnasiade sub-15, Jogos Mundiais Escolares que estão sendo disputados em Zlatibor, na Sérvia, com oito pódios, sendo três medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Esta é a terceira edição do evento voltada a atletas com esta faixa etária.
Cinco das conquistas vieram na natação, incluindo as três medalhas de ouro. Na prova dos 200m livre, Lucas Brandi, da classe S10 (comprometimento físico-motor) e Emanuella Cafaro (S9, comprometimento físico-motor) conquistaram a primeira colocação, enquanto Camila Emanuelly Dias (S7, comprometimento físico-motora) venceu a prova dos 50m peito. As provas da modalidade no evento são multiclasses e as colocações são definidas de acordo com a pontuação atingida por cada atleta.
O badminton foi responsável pelas três demais medalhas brasileiras, duas de prata e uma de bronze. Na disputa entre atletas das classes SU5/SL4/SL3 (limitações em membros superiores ou inferiores) vieram duas medalhas: prata para José Kauer Ramos e bronze para Matteos da Silva Pinheiro. Já na classe SH6 (baixa estatura), Maria Eduarda de Castro obteve a prata.
Nesta terça-feira, 8, o Brasil segue competindo na natação e no badminton e fará sua estreia no atletismo. A delegação do país conta com 20 jovens esportistas.
Confira as medalhas brasileiras
Natação
200m livre
Ouro
Lucas Brandi (S10)
Emanuella Cafaro (S9)
50m peito
Ouro
Camila Emanuelly Dias (S7)
Bronze
Emanuella Cafaro (SB9)
Pedro Henrique Carauba (SB14)
Badminton
Masculino SU5/SL4/SL3
Prata
José Kauer Ramos
Bronze
Matteos da Silva Pinheiro
SH6
Prata
Maria Eduarda de Castro
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro