Os atletas do tiro esportivo Geraldo Rosenthal (classe SH1) e Alexandre Galgani (SH2) já conquistaram suas vagas para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019. A classificação foi possível a partir dos resultados que os dois tiveram no Campeonato Mundial da modalidade, em Cheongju, na Coreia do Sul.
Os brasileiros garantiram vagas diretas nas provas pistola sport P3 e carabina de ar em pé (R4). No Mundial, Geraldo ficou em 19º lugar na prova P3 e Alexandre em 34º lugar na R4.
Essa é a primeira vez o tiro esportivo participa do programa dos Jogos Parapan-Americanos. De acordo com o coordenador da modalidade, James Walter Lowry, isso será muito importante para a classificação dos atletas brasileiros para os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.
“Essa é uma oportunidade muito grande para gente, porque nunca tivemos um campeonato desse nível nas Américas. Provavelmente essa competição dará vaga para os Jogos, assim como já acontece no Europeu e no Asiático.”
Em setembro, os atletas ainda participam da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, em Chateauroux, na França, entre os dias 24 e 29. Essa competição também dará vagas para os Jogos de Tóquio.
Patrocínios
A equipe brasileira de tiro esportivo tem patrocínio das Loterias Caixa.
Time São Paulo
O atleta Alexandre Galgani é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)