As Paralímpiadas Escolares 2022 terminam nesta sexta-feira, 25, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, porém, os destaques nas competições já têm data para retornar ao local. Isso porque vai acontecer do dia 6 a 11 de fevereiro de 2023, o Camping Escolar Paralímpico, com a participação de cerca de 150 jovens atletas de todo o Brasil.
O projeto é idealizado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
“O Camping Escolar é um projeto que reúne os alunos que participaram das 14 modalidades das Paralímpiadas Escolares. Essa seleção é muito importante porque é a oportunidade de o CPB oferecer às Confederações atletas que tiveram vivência com outros atletas de alto rendimento. Em 2023, nosso objetivo é atender 150 atletas”, explica Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo do CPB.
Durante o período na capital paulista, os atletas serão submetidos a testes, avaliações, assistirão a palestras e aos treinamentos. O CPB vai arcar com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos atletas e técnicos selecionados para o projeto.
Os atletas que participam do Camping, além de cumprirem todas as atividades propostas pelos técnicos do CPB e confederações, se responsabilizam por participarem de competições regionais e/ou nacionais de suas modalidades ao longo do ano.
Além dos atletas, os técnicos são convidados para participarem do Camping para terem contato com atletas de alto rendimento.
A 14ª edição das Paralimpíadas Escolares termina na noite desta sexta-feira, 25. O grande campeão será anunciado na cerimônia de encerramento, às 18h. A festividade, que não será aberta ao público, terá transmissão ao vivo nos canais do Youtube e Facebook do CPB.
Esta foi a maior edição da história, com cerca de 1,3 mil atletas oriundos de 25 estados e do Distrito Federal – a exceção é o Piauí. Os inscritos de 2022 superam os 1.200 participantes de 2019, ano em que todas as 27 unidades federativas brasileiras foram representadas.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)