O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas começou nesta sexta-feira, 18, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Na primeira etapa, disputada pela manhã, Sandro Colaço (ADFP) e Monica Santos (Assassepode), que defenderam o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, conquistaram o ouro.
Sandro Colaço ficou com o primeiro lugar no florete masculino A. Apesar de sua principal arma ser a espada, ele conseguiu um bom desempenho nesta sexta. “Os Jogos Paralímpicos passaram e entrei na prova mais relaxado, sem tanta obrigação. O bom resultado acabou saindo”, disse o atleta, que compete na esgrima adaptada desde 2010.
Na decisão do ouro, Colaço enfrentou o paulista Lenilson Oliveira (Adecamp) e venceu por 15 a 11. “Foi uma final difícil, mas consegui manter a calma para conquistar esse título. A competição no Centro de Treinamento Paralímpico deixou todos os atletas entusiasmados e tivemos excelentes combates”, ressaltou.
A espada feminina A teve uma disputa acirrada. A paranaense Carminha Oliveira (ADFP) fez sua estreia no cenário nacional e chegou à decisão contra Mônica Santos. A gaúcha tirou proveito de sua maior experiência e venceu por 15 a 7.
“Fico muito feliz com o crescimento da esgrima. Neste Campeonato Brasileiro, foram três meninas novas e uma delas já conquistou a medalha de prata. Isso é muito importante para a modalidade. A Carminha mostrou que tem talento”, afirmou Monica Santos, no esporte desde 2008.
Ainda na tarde de sexta, o atleta com a melhor campanha entre os brasileiros na Rio 2016 – saiu nas quartas de final da espada B – Jovane Guissone (Asasepode/RS) faturou a medalha de ouro na espada B ao vencer Marcio Neves (ACE/MG) por 4 a 3.
A disputa mais emocionante do dia ficou por conta do Sabre Masculino A. Derik Burbella superou Alex Souza no último ponto (15 a 14) e ficou em primeiro lugar. E por último, na decisão do Florete Masculino C, Andre Vasconcelos bateu Lucas Freitas (15 a 13).
Serviço
Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas – São Paulo (SP)
Data: 18, 19 e 20 de novembro
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro – Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, São Paulo (SP) – ao lado do São Paulo Expo
Horários
Sábado: 9h às 17h
9h: Espada Masculina e Florete Feminino – Categoria A
13h: Espada Masculina e Florete Feminino – Categoria C
14h: Florete Masculino e Espada Feminina – Categoria B
16h: Sabre Masculino e Feminino – Categoria B
17h: Finais das provas realizadas no dia e Cerimônia de Premiação
Domingo – 8h às 13h
8h: Provas por Equipe Masculina e Feminina
8h: Sabre Masculino e Feminino – Categoria C
13h: Finais das provas realizadas no dia e Cerimônia de Premiação
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Maria Louiza Oliveira (estagiária)
Flávia Alves (estagiária)